Notícias Notícias

Voltar

Hospital Getúlio Vargas realiza primeira cerimônia de formatura de residentes

Formação

Hospital Getúlio Vargas realiza primeira cerimônia de formatura de residentes

Evento marcou ainda os 40 anos de residência médica no Amazonas

Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à empresa Rede Ebserh, realizou a cerimônia de formatura dos programas de residência em saúde na última segunda-feira, 19. A cerimônia marcou também a comemoração dos 40 anos da residência médica no Amazonas, iniciada com a criação do Programa de Residência Médica em patologia do HUGV, em 1978.

Ao todo, 132 residentes, entre médicos e profissionais de diversas áreas, concluíram as atividades dos Programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde do HUGV. Atualmente, o hospital possui 25 programas de residência médica, dois programas multiprofissionais e três programas multiprofissionais em área de saúde. Na ocasião, foram ainda homenageados profissionais da unidade que, por meio de sua atuação, foram essenciais para a criação e o desenvolvimento das residências em saúde no HUGV.

O superintendente do hospital, Júlio Mário de Melo e Lima, ressaltou a importância do momento para toda a comunidade do HUGV. "Devemos essa celebração aos residentes, preceptores, coordenadores e toda a equipe que trabalha para sermos o maior centro de formação de profissionais de saúde deste estado", comemorou.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, afirmou que o momento é de alegria tanto para cada um dos residentes quanto para a própria academia. “Se essa homenagem deixa os residentes contentes, nos alegra também, pois eles confiaram na Ufam para fazer a sua residência”, disse.

40 anos de história

A primeira residência médica do Amazonas, em patologia, foi iniciada em 1978, no HUGV. Presente à cerimônia, o professor Luiz Carlos Ferreira, um dos pioneiros para a criação, hoje, presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas, salientou a necessidade de atualização dos conhecimentos contínua para os profissionais da medicina. “A ciência cresce dia a dia e não podemos parar de estudar. Existem cursos de atualização, leituras de novos textos”, disse aos residentes.

Em alusão aos 40 anos, os ex-alunos da primeira turma José de Ribamar e Neila Falcone também foram homenageados.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUGV-Ufam