Notícias Notícias

Voltar

Arrecadação de roupas infantis beneficia pacientes do HUSM

Solidariedade

Arrecadação de roupas infantis beneficia pacientes do HUSM

Com o slogan ‘Roupa Boa a Gente Doa’, campanha está arrecadando fraldas, roupas e calçados

Santa Maria (RS) – Desde o início de fevereiro, quem entra no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria e à Rede Ebserh, encontra cartazes e uma caixa de coleta para a arrecadação de roupas, fraldas, e calçados usados – em bom estado – que possam ser destinados às crianças internadas.

Nesse primeiro mês da campanha, 30 crianças já foram beneficiadas. Uma delas é Jorge Augusto, o primeiro filho de Fabiana Schlumpf, 27 anos. Moradora de Jari. Fabiana ficou sabendo o sexo do bebê no dia 6 de novembro, aos seis meses de gestação. Treze dias depois, ele nasceu. “Nem deu tempo de fazer o enxoval. Essa iniciativa do hospital é muito boa. Nos ajudou muito. O Jorge nasceu com 750g. Hoje ainda está na UTI, mas já ganhou peso: 2,5 kg. Quando for para casa, já tem roupinhas para vestir”, disse a mãe.

Até agora, a campanha já arrecadou 300 peças de roupas, que estão organizadas por tipo e tamanho. O ideal é que, depois de usar, as mães possam trocar as roupas e calçados por outras de tamanho maior. Assim, haverá sempre vestuários para aqueles que estão precisando. Dezenas de doadores anônimos, lojas e a Fundação Eny já contribuíram com a campanha.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HUSM-UFSM é vinculado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A estatal, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUSM-UFSM