Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospital de Clínicas do Paraná promove mutirão de biópsia de próstata

Urologia

Complexo Hospital de Clínicas do Paraná promove mutirão de biópsia de próstata

Evento diminuiu fila de espera para realização do exame e deve ser repetido ao longo do ano

Curitiba (PR) – Um mutirão de biópsia de próstata promovido pelo Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, vinculado à Rede Ebserh, atendeu a dez pacientes que aguardavam na fila pelo procedimento. O procedimento é indicado quando a avaliação inicial indica suspeita de câncer. A ação foi realizada no início do mês para diminuir a fila de espera, devendo de repetir uma vez por mês ao longo do ano.

Segundo Cássia Santos, chefe da Unidade de Nefrologia e Urologia (UNU) do CHC, a realização do mutirão tem impacto positivo para os pacientes. “O mutirão auxilia na redução da fila, o que evita a descoberta tardia de uma doença que é grave, porém tratável se diagnosticada precocemente”, explicou.

O processo de diagnóstico do câncer de próstata inclui exames de imagem, toque ou dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), molécula produzida pela glândula que pode ser detectada por meio de exames de sangue. No caso do PSA, o indicativo de câncer está no aumento da concentração da substância no material coletado.

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, atrás apenas do de pele. O tratamento pode ser administrado de maneiras diferentes, decididas de acordo com as particularidades de cada caso, e incluem cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal. Quando diagnosticado em fase inicial, as chances de cura podem chegar a 90%.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o Complexo Hospital de Clínicas faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR