Notícias Notícias

Voltar

Simpósio de Cirurgia Bariátrica do Humap reúne especialistas

Troca de Experiências

Simpósio de Cirurgia Bariátrica do Humap reúne especialistas

Evento contou com a participação de profissionais do Hospital Onofre Lopes da UFRN

Campo Grande (MS) – Na última segunda e terça-feira (19 e 20 de fevereiro), o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e à Rede Ebserh, reuniu especialistas para o 1º Simpósio de Cirurgia Bariátrica.

Durante o evento, foram realizadas palestras com temas como a situação da obesidade no município de Campo Grande, otimização de recursos, preparo psicológico para a cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde (SUS), cuidados de enfermagem no manejo peri-operatório, avaliação pré-anestésica para obesidade, técnicas anestésicas e a padronização técnica de alguns procedimentos.

Mais de 60 pessoas da área da saúde participaram do evento, que contou com participações de profissionais do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), também vinculado à Rede Ebserh, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), de profissionais da iniciativa privada e do próprio Humap.

“O evento foi um sucesso e de grande importância para a integração e aproximação do nosso serviço com a regulação e linha do cuidado, fortalecendo e aprimorando nossos conhecimentos, integrando a equipe multidisciplinar para melhor atender aos pacientes obesos de Mato Grosso do Sul”, comentou a chefe do Setor de Enfermagem, Anna Charbel.

Ela ressaltou ainda que a integração entre as equipes do Humap e do Huol terá sequência, com o acompanhamento de procedimentos cirúrgicos em ambos hospitais. "Os profissionais das duas unidades firmaram o compromisso de dar continuidade à troca de experiências entre as instituições. A troca de experiências com o Huol foi de grande importância, já que o atendimento a obesos lá funciona há 12 anos e tem mais de 700 pacientes operados”, finalizou.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS