Notícias Notícias

Voltar

Especialistas da saúde do Complexo Hospitalar da UFPA são certificados

Residência

Especialistas da saúde do Complexo Hospitalar da UFPA são certificados

Formaram 132 profissionais das áreas de saúde, médica, multiprofissional e uniprofissional

Belém (PA) – Cento e trinta e dois foi o número de profissionais das áreas de saúde, médica, multiprofissional e uniprofissional, certificados como especialistas após cursarem os programas de residência da Universidade Federal do Pará (UFPA) nos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), vinculados à Rede Ebserh, além de outras unidades hospitalares da região. A cerimônia de formatura foi realizada nesta quarta-feira, 21.

O superintendente do Complexo Hospitalar, Paulo Amorim, ressaltou a importância do evento em congregar, em um único momento, todas as áreas da saúde. Ele fez um relato histórico da residência, para revelar a importância da residência no Pará, no Brasil e no mundo. “É por meio da educação que saberemos reconhecer nossos pacientes, suas dificuldades, as minorias e melhorar a relação médico-paciente e os processos sociais que geram uma sociedade doente”, afirmou.

Integração foi a palavra-chave do vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva. “Temos a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do nosso estado, que é estratégico. E só vamos conseguir mudar a dinâmica do país quando compreendermos que a educação é fundamental para esse processo”, refletiu.

O concluinte do Programa Multiprofissional em Oncologia – área de psicologia – Leomar Santos afirmou que a formação recebida na residência do HUJBB não deixa a desejar para nenhum outro lugar do Brasil. Ele é maranhense e antes de escolher a residência em Belém levantou informações junto a várias instituições de ensino. “A residência em psicologia do Barros é a referência no Norte e abrange de forma mais ampla a oncologia. Em outros lugares, a residência é focada em cuidados paliativos”, contou.

Além de Paulo Amorim e Gilmar Silva, a mesa de abertura foi composta por diversas autoridades da UFPA, do Complexo Hospitalar, do estado e região.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Complexo Hospitalar da UFPA