Notícias Notícias

Voltar

Acessórios de baixo custo auxiliam no dia a dia de pacientes do HDT

Criatividade

Acessórios de baixo custo auxiliam no dia a dia de pacientes do HDT

Equipamentos foram desenvolvidos por profissionais do Hospital de Doenças Tropicais

Araguaína (TO) – Garrafa pet, E.V.A, velcro, esponja de louça, tesoura, lixa, fio dental, cola quente e papel A4 são as matérias primas utilizadas por profissionais de terapia ocupacional, odontologia e fonoaudiologia na confecção de acessórios elaborados sob medida para auxiliar em atividades de vida diárias dos pacientes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculada à Rede Ebserh.

Adaptação de mão

De acordo com a terapeuta ocupacional Cinthya Souza, os adaptadores de mão foram produzidos para pacientes com sequelas neurológicas para melhoria do desempenho ocupacional. “A adaptação pode minimizar o impacto da limitação, otimizar a funcionalidade do indivíduo e principalmente, promover a participação e o envolvimento dele em suas atividades de vida diárias. Todos estes aspectos podem contribuir para o resgate do sentimento de autoestima, competência e realização”, esclareceu.

O público-alvo do projeto é composto por pacientes que possuem a coordenação motora global/fina prejudicada, amplitude de movimento limitada, dificuldade em preensão palmar, dentre outros. A utilização é bem simples, basta colocar a adaptação na mão do paciente juntamente com o utensílio, testar o uso com a execução das atividades diárias, e após o uso, retirar a adaptação e higienizá-la diariamente para reutilização.

Abridor de boca

A odontóloga Thaíse Freitas explica que o acessório feito por meio de garrafa pet foi desenvolvido para pacientes que apresentam dificuldades para abrir a boca (por desordens musculares ou articulares), e sua principal função é auxiliar na higiene oral, e realização de técnicas de estimulação intraoral que favoreçam o desencadeamento das fases da deglutição. “Em comparação a outros existentes no mercado, apresenta menor risco de causar danos à mucosa e à gengiva do paciente”, frisou, após pesquisa no desenvolvimento do produto.

Além disso, destacou como benefícios o melhor manejo do abridor de boca e da cavidade oral por adaptar-se anatomicamente entre as arcadas dentárias, a proteção ao profissional e redução do risco de possíveis acidentes, visto que o dedo é introduzido no interior do abridor.

Equipe multiprofissional

Além das profissionais já citadas, também participaram da elaboração dos utensílios a terapeuta ocupacional Juliana Maciel, a fonoaudióloga Emmilyn Andrade, as odontólogas Suzana Soares e Karina Pereira e da técnica em saúde bucal Maria da Conceição Silva.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT