Notícias Notícias

Voltar

Sétima turma conclui residências Médica e Multiprofissional do HU-UFGD

Cerimônia

Sétima turma conclui residências Médica e Multiprofissional do HU-UFGD

Foram entregues certificados a 28 profissionais no auditório do hospital

Dourados (MS) – Na manhã desta quinta-feira, 22, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, realizou a cerimônia de encerramento das atividades da sétima turma dos programas de residências Médica e Multiprofissional em Saúde. No total, 28 residentes concluíram a formação, sendo 17 da Residência Médica, nas especialidades Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, e 11 na Residência Multiprofissional, com áreas de atuação em Saúde Indígena e Atenção Cardiovascular.

A cerimônia teve início com a benção Jehovasa, pelos rezadores Floriza Silva e Jorge Silva, lideranças indígenas da aldeia Jaguapiru, de Dourados. O superintendente do HU-UFGD, Ricardo Filho, falou da honra em participar daquele momento de celebração. “É uma caminhada, e este é, com certeza, um passo muito significativo para todos nós. Estamos construindo um hospital de excelência, com o objetivo de possibilitar a formação de profissionais cada vez melhores”, afirmou.

Também participaram da solenidade o vice-reitor da UFGD, Márcio Barros, a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Renata Longhi, a chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-UFGD, Maria Aparecida Pires, o coordenador-geral da Residência Médica, Paulo Baruki, e a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde, Maria Cristina Correia.

Confira todas as fotos do evento.

As residências

O HU-UFGD oferece a Residência Multiprofissional a nutricionistas, psicólogos e enfermeiros que pretendam atuar nas áreas de Atenção Cardiovascular e Atenção à Saúde Indígena. A partir deste ano, serão ofertadas também a Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil, com oito vagas para ingresso de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas (duas para cada formação profissional) e a Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, com seis vagas, apenas para profissionais da Enfermagem.

Voltado ao profissional médico, o programa de Residência Médica aborda as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Geral de Família e Comunidade.

O processo de seleção para os programas é realizado anualmente, com provas aplicadas no mês de janeiro. Neste ano, o ingresso dos novos residentes está previsto para o dia 1 de março, durante evento de recepção realizado no auditório do HU-UFGD.

​Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do HU-UFGD