Notícias Notícias

Voltar

Ebserh fecha parceria para diminuir a fila de atendimento a deficientes visuais no RJ

Acordo

Ebserh fecha parceria para diminuir a fila de atendimento a deficientes visuais no RJ

Também foram inaugurados novos espaços do Hospital Gaffrée e Guinle e anunciado mutirão de cirurgia de cataratas

Rio de Janeiro (RJ) – Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Instituto Benjamin Constant (IBC) foi firmada nesta sexta-feira, 23, com o objetivo de atender pacientes com deficiência visual. Pelo convênio, profissionais do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), vinculado à Rede Ebserh e à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), poderão atuar pelo instituto para diminuir a fila de espera. Além do convênio, foram inaugurados o Centro de Coleta e a nova recepção do HUGG.

Os últimos detalhes para a finalização do convênio foram acertados. O planejamento é de reativar plenamente a residência médica do Instituto que, desde 2016, sofreu uma drástica redução, viabilizando, desta maneira, uma média de 300 consultas por semana à população. Anteriormente, a capacidade do Instituto girava em torno de 1.200 atendimentos por ano.

“Vamos assinar um termo de compromisso para fazermos a junção no serviço de oftalmologia, por meio de uma cooperação entre os profissionais da área do hospital com os oftalmologistas do Benjamin Constant. Ainda no mês de março, realizaremos um mutirão para diminuir a fila de cataratas, que é uma cirurgia muito simples, mas se não for cuidada, pode levar a cegueira definitiva”, declarou o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais.

O presidente do IBC, João Ricardo de Figueiredo, comemorou o acordo. “Com essa parceria será possível conseguir recursos necessários para manter um programa de excelência em funcionamento, formando médicos e atendendo a população, em um centro que sempre foi referência no Brasil”, destacou. Já o reitor da Unirio, Luiz Pedro Jutuca, salientou os benefícios do convênio. “Fizemos uma ação forte para auxiliar na manutenção do funcionamento da IBC. Agora, o HUGG poderá colaborar com a diminuição das filas de espera”, pontuou.

Inaugurações

O dia ainda reservou a inauguração da nova recepção do HUGG, que permitirá centralizar o direcionamento dos pacientes, além de propor maior conforto tanto para os profissionais quanto para a população. Também foi aberto o Centro de Coleta de Sangue, que contará com um sistema informatizado, permitindo o atendimento de até 80 pacientes por dia. Para a conclusão das obras, foi utilizado um orçamento que girou em torno de dez mil reais.

“Nossos pacientes vão ser tratados de forma mais humana. Também traremos uma maior qualificação, fazendo com que nosso laudo final seja cada vez mais fidedigno e permitindo aos profissionais tomarem decisões mais certeiras”, disse Mauricéa Romero, chefe do Laboratório de Patologia Clínica.

Participou ainda do evento o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUGG-Unirio faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HUGG-Unirio