Notícias Notícias

Voltar

Cessão de terreno é discutida para a construção do Hospital da Mulher de Natal

Construção

Cessão de terreno é discutida para a construção do Hospital da Mulher de Natal

Estrutura abrigará cerca de 200 leitos e possibilitará a criação de aproximadamente 1 mil vagas de empregos

Natal (RN) – Na manhã desta segunda-feira (26), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, e o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), debateram a tramitação do Projeto de Lei (PL) que viabilizará a cessão de um terreno público onde será localizado o Hospital da Mulher de Natal. O encontro aconteceu no Palácio Padre Miguelinho, sede do Legislativo municipal.

Na ocasião, o gestor da Ebserh pediu celeridade na análise da proposta, cuja previsão é ser encaminhada pelo Poder Executivo ainda nesta semana. “Após visitas técnicas e avaliações demográficas, foi escolhida área no bairro Santa Catarina, na Zona Norte da cidade. Inclusive, o projeto já está adaptado às condições do terreno”, esclareceu Kleber Morais.

A obra do Hospital da Mulher será viabilizada com recursos da ordem de R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar da bancada federal potiguar. A estrutura abrigará cerca de 200 leitos e possibilitará a criação de aproximadamente 1 mil vagas de empregos, que serão preenchidas mediante concurso público.

 “O projeto cumprirá os trâmites legais e a Ebserh só assumirá a gestão a partir da cessão do terreno à UFRN, quando então nos mobilizaremos na realização da construção e viabilidade de recursos financeiros para aquisição de equipamentos, contratação de pessoal e custeio”, detalhou o presidente da estatal.

O vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz, e o superintende da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc-UFRN), Luiz Murillo Britto, integraram a agenda.

Próximos passos

Para continuar as discussões, o vereador Raniere Barbosa agendou reunião com todos os parlamentares da casa na próxima quinta-feira, 1. De acordo com ele, “o projeto é de interesse público e a Câmara, a partir de seus instrumentos legais, no que tange à doação de áreas para a construção de ativos, irá fazer a sua parte em benefício da população”.

Ângela Paiva acompanha cada etapa e destaca a grandeza do projeto e sua importância na ampliação da inserção social da UFRN. “Já temos projetos que abrangem a Zona Norte de Natal, mas o novo hospital universitário trará presença física permanente e mais efetiva. A ideia é que ensino, pesquisa e extensão transformem a produção de conhecimento em bem social na região ”, finalizou.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A estatal, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Com informações da Mejc-UFRN