Notícias Notícias

Voltar

Presidente da Ebserh recebe a mais importante distinção por sua contribuição à saúde

Medalha Oswaldo Cruz

Presidente da Ebserh recebe a mais importante distinção por sua contribuição à saúde

Solenidade contou com a participação do presidente da República e ministros de Estado

Brasília (DF) – O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o médico e professor Kleber Morais, recebeu nesta terça-feira, 27, no Palácio do Planalto, a medalha de mérito Oswaldo Cruz, honraria do Ministério da Saúde e principal distinção do Estado brasileiro a quem presta relevantes serviços à saúde pública. Ao todo, foram 33 condecorados.

“Nós homenageamos aqui brasileiros que se destacam na produção de bem-estar e na qualidade vida de nossa gente, pelos serviços prestados à causa da saúde pública de nosso país”, declarou o presidente da República, Michel Temer. Já o ministro da Saúde ressaltou a importante parceria com os homenageados para a melhoria da saúde pública brasileira. “É um grupo seleto e diversificado, que nos ajuda a qualificar o serviço do Sistema Único de Saúde”, avaliou Barros.

Para Kleber Morais, a insígnia é consequência de uma vida dedicada à saúde pública, ao ensino e à pesquisa. “Me sinto muito honrado, mas isso nada mais é do que o resultado de anos de dedicação, na busca por um ensino de excelência e pela melhoria da saúde daqueles que mais necessitam”, declarou.

Kleber Morais foi gestor da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por 12 anos, até assumir a presidência da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em 2016.

Saiba mais

A premiação leva o nome do fundador da saúde pública brasileira, o cientista, médico e sanitarista Oswaldo Cruz. Ele esteve à frente de uma nova concepção de saúde pública e inovou em suas práticas e atividades, contribuindo com campanhas para a erradicação da febre amarela e peste bubônica, entre outras.

Oswaldo Cruz, que também esteve presente no início da história de um dos maiores símbolos de produção de conhecimento e tecnologia do país – a Fundação Oswaldo Cruz – não relutou em reconhecer que saúde é um desafio ao mesmo tempo individual e coletivo, princípios básicos que preconizaram o Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja mais fotos aqui.

Sobre a Ebserh

A Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A estatal, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Presidente da Ebserh recebe a mais importante distinção por sua contribuição à saúde pública
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh