Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário realiza cirurgia pioneira na rede pública de saúde do Piauí

Assistência

Hospital Universitário realiza cirurgia pioneira na rede pública de saúde do Piauí

Foi utilizada a videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva e mais segura

Teresina (PI) – Uma equipe de profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), unidade vinculada à Rede Ebserh, realizou a maior e mais complexa cirurgia do aparelho digestivo: a duodenopancreatectomia ou cirurgia de Whipple, como é popularmente chamada. Este tipo de procedimento é indicado nos tumores benignos e malignos da cabeça de pâncreas. Foi a primeira vez que essa cirurgia foi realizada na rede pública de saúde do Piauí.

De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Marlon Moreno, que coordenou a equipe atuante na cirurgia, foi utilizada técnica minimamente invasiva, por videolaparoscopia. "Com essa técnica, a cirurgia é realizada através de pequenas incisões ou cortes. Trata-se de uma técnica de cirurgia moderna, menos invasiva, mais segura e estética”, avalia.

A cirurgia laparoscópica oferece uma série de vantagens em relação à convencional, como menor dor no pós-operatório; menor tempo de internação; melhores resultados estéticos, com cicatrizes mínimas; menor índice de infecção da ferida cirúrgica; menor risco de sangramento intra-operatório; menor trauma cirúrgico; e retorno mais rápido às atividades rotineiras.

A paciente é do sexo feminino, 66 anos e apresentava lesão na cabeça do pâncreas. Ela se recupera bem.

Saiba mais

Apesar de ter sido descrita pela primeira vez em 1992, poucos cirurgiões do mundo realizam essa operação de maneira rotineira. Nesse procedimento, é retirada a cabeça do pâncreas e, às vezes, o corpo. Também é removido parte do estômago, intestino delgado, gânglios linfáticos perto do pâncreas, vesícula biliar e parte do canal biliar. O restante do canal biliar é ligado ao intestino delgado, para que a bile possa continuar chegando ao órgão.

Segundo Marlon Moreno, as possíveis complicações cirúrgicas decorrentes deste procedimento incluem vazamento entre as conexões dos órgãos envolvidos na cirurgia, infecções, hemorragia e alterações gástricas. “No caso da cirurgia realizada no HU-UFPI, avaliamos que foi muito bem-sucedida, sem nenhuma complicação”, afirma o cirurgião.

Além de Marlo Moreno, a equipe de cirurgia digestiva foi composta pelo chefe da Divisão Médica do HU-UFPI, José Lira Filho, pelos residentes Pablo Castro e Paulo Moura, pela anestesista Ilana Vidal e pelo residente em anestesiologia Leonardo Campelo.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFPI