Notícias Notícias

Voltar

Hospital da Rede Ebserh é convidado para construir conteúdos de humanização do SUS

Reconhecimento

Hospital da Rede Ebserh é convidado para construir conteúdos de humanização do SUS

Profissional do Humap-UFMS irá compor grupo que estruturará o Ambiente Virtual de Aprendizagem

Campo Grande (MS) – A dedicação no desenvolvimento de projetos de humanização dentro do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e à Rede Ebserh, fez com que o turismólogo Vlademir Senna recebesse um convite especial. Ele foi chamado para participar da Oficina de Conteudistas para Preparação dos Cursos de Humanização Hospitalar no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AvaSUS).

Em todo o Brasil, apenas três profissionais foram selecionados e vão ajudar a construir e escrever todo o conteúdo do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS e outros conteúdos, como cartilhas de humanização que serão utilizadas em unidades de saúde que atendem pelo SUS em todo o país. O primeiro encontro será realizado nos dias 5 e 6 de março, na Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

“Fiquei muito contente por participar deste novo projeto do Ministério da Saúde. Quando comecei os projetos de humanização no Humap-UFMS não imaginava que chegaria a tamanhas proporções. Deste primeiro encontro espero somar conhecimento e agregar novos valores que contribuam para os hospitais do SUS, além de buscar inovações e novas ideias para a nossa instituição”, afirma Vlademir Senna.

Retorno de projetos

Um dos projetos de humanização de maior destaque no Humap-UFMS é o Cãoterapeuta, que leva cães para visitarem instituições como hospitais e asilos, entre eles o Hospital Universitário. Após uma pausa no início de 2018, os cães terapeutas voltarão a visitar pacientes no Humap a partir de 26 de março.

O salão de beleza e escola de cabeleireiros Azarro continua voluntariamente com o Projeto Belezaterapia na Maternidade do hospital a cada 15 dias. O salão Azarro está com as inscrições abertas para cursos de cabeleireiros.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS