Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Clínicas da UFTM triplica cirurgias eletivas de garganta, nariz e ouvido

Otimização

Hospital de Clínicas da UFTM triplica cirurgias eletivas de garganta, nariz e ouvido

Sucesso está em dinamizar etapas como reserva de leitos e agendamento de exames

Uberaba (MG) – O número de cirurgias de garganta, nariz e ouvido mais que triplicou no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, unidade vinculada à Rede Ebserh. Com relação ao ano anterior, em 2017 o número passou de 33 para 106. A informação foi apresentada dia 27 de fevereiro, durante o 2º Encontro do Núcleo de Controle e Acompanhamento de Procedimentos Eletivos – Nucape do HC.

Para José Humberto Oliveira, coordenador do Núcleo, o sucesso está em dinamizar etapas como reserva de leitos, agendamento de exames pré-operatórios e autorização da guia de internação. “Reduzimos o tempo de espera de até cinco anos para quatro meses e meio”, comemora. Hoje, a fila é composta por dez crianças e 24 adultos.

A parceria entre a especialidade de otorrinolaringologia e o Nucape começou em dezembro de 2016, relembra Oliveira, favorecendo, logo de início, a produtividade. “De janeiro a novembro havia ocorrido 18 procedimentos. Somente no último mês de 2016, foram 15 adicionais”, compara.

Subordinado ao Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HC, o Núcleo tem como objetivo agilizar o agendamento e a realização de exames pré-operatórios solicitados pelas unidades ambulatoriais, além de outras medidas de apoio.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do HC-UFTM