Notícias Notícias

Voltar

Realizada a III Jornada Científica das Residências em Saúde do HC-UFPE

Produção Científica

Realizada a III Jornada Científica das Residências em Saúde do HC-UFPE

Houve a apresentação dos 104 trabalhos inscritos pelos residentes do hospital

Recife (PE) – Com a apresentação dos 104 trabalhos inscritos por residentes, foi realizada, nas últimas terça e quarta-feiras, 27 e 28 de fevereiro, a III Jornada Científica das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado à Rede Ebserh.  

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, pontuou que o evento foi a culminância de diversas ações instituídas pela gestão da Ebserh desde a sua chegada ao hospital. “A Jornada é uma iniciativa exitosa e temos percebido que o evento tem crescido a cada ano, trazendo trabalhos cada vez mais qualificados, unindo assistência, ensino e pesquisa, o que é fundamental para um hospital-escola como o nosso”, explicou Ribeiro.

Representando o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, o diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da UFPE, Paulo Santos, destacou a importância do evento como fomentador das práticas ligadas à assistência e à pesquisa nos residentes. “A produção científica demonstrada nas apresentações dos trabalhos é vital para uma formação completa de qualidade, incorporando contribuições para que se estabeleça um aprendizado contínuo”, afirmou.

O residente em Cirurgia-geral Adriano Pereira salientou que eventos desse tipo são muito importantes para a produção científica, além de agregar conhecimento de forma multidisciplinar. “Foram selecionados os melhores trabalhos para serem apresentados, o que estimula muito para que a qualidade das pesquisas fique cada vez mais elevada em todas as áreas”, disse.

Programação

No primeiro dia de evento, foram apresentados trabalhos de residentes de todas as áreas, sendo 17 comunicações orais e 33 pôsteres exibidos. Pela manhã, ocorreu a conferência “As residências em saúde e a defesa do SUS: interfaces”, ministrada pela professora do Departamento de Medicina Social da UFPE, Bernadete Perez.  

O evento continuou na quarta, 28, com a apresentação de mais 18 comunicações orais e a exposição de 32 pôsteres, além da conferência “Empatia: você vem praticando?”, com a professora de Reumatologia e médica do HC, Claudia Marques, sendo encerrado com a entrega de premiações aos melhores trabalhos e homenagens aos preceptores.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE