Notícias Notícias

Voltar

Hospital da Univasf aumenta número de atendimentos e cirurgias em 2017

Balanço

Hospital da Univasf aumenta número de atendimentos e cirurgias em 2017

Unidade realizou mais de 80 mil atendimentos (acréscimo de 6%) e 5 mil cirurgias (14%), em relação a 2016

Petrolina (PE) – Apesar de ter um porte pequeno, com apenas 129 leitos de internamento, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) aumentou sua produção assistencial em 2017, em comparação a 2016. Ano passado foram realizados mais de 80 mil atendimentos, enquanto que no período anterior foram realizados 75,8 mil, o que representa um aumento de 6 %. O hospital também executou uma média de 430 cirurgias por mês, totalizando 5.202 procedimentos, aumento de 14% em relação aos 4,5 mil do período anterior.

Os números, divulgados na última segunda-feira, 26, são o reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de dos três anos, desde que o contrato de gestão foi celebrado entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Univasf. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido por essa parceria. Conseguimos, ao longo do tempo, qualificar a gestão e fazer os investimentos necessários para oferecer um atendimento de maior qualidade, e temos buscado, cada vez mais, integrar o interesse da população com o interesse acadêmico da universidade”, afirmou o vice-reitor da Univasf, Télio Leite.

Ao longo do período de gestão da Ebserh foram investidos R$ 123 milhões, aplicados na melhoria da infraestrutura física e na modernização do parque tecnológico do hospital com a aquisição de diversos aparelhos importantes para a realização das cirurgias e exames. Outra importante conquista alcançada em 2017 foi a inauguração da Policlínica, dispondo de 22 consultórios, três salas de cirurgias para procedimentos de baixa complexidade, laboratórios, além de ambulatório para curativos e posto de coleta de sangue. A população passou a ter mais conforto e acesso a consultas ambulatoriais em mais de 20 especialidades médicas.

Desafios e expectativas para os próximos anos

De maneira geral, existem muitos desafios a serem superados dentro do sistema público de saúde do país, e quando uma unidade é a única referência para atendimentos de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes, os entraves são ainda maiores. 

No entanto, para o superintendente do HU-Univasf, Ronald Mendes, as expectativas são muito positivas. O gestor apontou as principais metas a serem alcançadas em 2018 e nos próximos anos. “Precisamos ampliar a estrutura física do hospital para aumentar a quantidade de leitos. Também queremos oferecer atendimentos em mais especialidades como cardiologia, por exemplo, que é uma demanda da sociedade”.

Outro importante desafio para o ano de 2018 é o início do processo para obtenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A ONA tem como objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde para melhorar a qualidade da assistência no Brasil e estabelece modelos seguidos pelos melhores hospitais públicos e privados.

De acordo com o chefe da Unidade de Planejamento do HU, Thiago Magalhães, implementar uma nova política de qualidade é uma das ações estabelecidas no Plano Diretor Estratégico do hospital. O manual da ONA foi escolhido para direcionar o planejamento setorial em 2018.

Segundo Thiago Magalhães, se o hospital conseguir a certificação da ONA (nível 1) será um excelente indicativo de que os processos internos estão sendo bem gerenciados. “É uma iniciativa audaciosa e ao mesmo tempo inovadora dentro da rede Ebserh. Tenho convicção que o hospital tem colaboradores preparados e motivados para conduzir esta empreitada”, comentou.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Univasf