Notícias Notícias

Voltar

Hospital Barros Barreto inaugura o novo ambulatório de Fibrose Cística

Assistência

Hospital Barros Barreto inaugura o novo ambulatório de Fibrose Cística

Evento segue com programação sobre o tema em simpósio para profissionais de saúde

Belém (PA) – O Ambulatório de Fibrose Cística do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Rede Ebserh, possui um novo espaço multidisciplinar. O antigo espaço foi duplicado, correspondente hoje a oito consultórios, mais o Hospital Dia, sala de fisioterapia e de coleta do suor, além de uma sala de recepção.

O superintendente do Complexo Hospitalar, Paulo Roberto Amorim, afirma que a reinauguração do Ambulatório de Fibrose Cística é mais uma prova que a equipe de gestão está empenhada em cumprir seus compromissos e que a expectativa é promover mais benfeitorias nos hospitais universitários Barros Barreto e Bettina Ferro. “Assumimos o compromisso com os usuários e funcionários e, paulatinamente, estamos cumprindo. Em 2017, reinauguramos o Bloco Cirúrgico do Barros, vários espaços do Bettina e hoje é a vez da Fibrose Cística. Tudo isso vem acontecendo com o apoio financeiro da Ebserh e UFPA”, enfatiza.

A coordenadora do Programa de Fibrose Cística, Valéria Martins, informa que a equipe está motivada para promover o atendimento. “Antes não tinha sala para todos os membros da equipe, a gente revezava entre os profissionais. Hoje, oferecemos atendimento de acordo com as exigências do Ministério da Saúde (MS)”, informa.

Em relação aos equipamentos, como mobília, o HUJBB contou com o apoio da UFPA. Outra doação, por comodato, foi o do aparelho cloridrômetros, utilizado para o teste do suor, doado pelo Grupo Brasileiro de Fibrose Cística, o qual recebeu da Associação Americana de Fibrose Cística. A ideia das organizações é padronizar os resultados desse exame no mundo, para reduzir erro no diagnóstico e agilizá-lo. Enquanto o antigo equipamento usado no hospital diagnosticava em até sete dias, o novo permite oferecer o resultado ao paciente uma hora após a sua execução.

Simpósio

A programação relativa ao tema segue no sábado, 3, com o Simpósio sobre Fibrose Cística para Profissionais de Saúde. No momento, em todo o Pará, são registrados 200 pacientes com Fibrose Cística, tendo o Barros Barreto como único hospital de referência para o tratamento, entre público e privado. Veja a programação completa.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJBB