Notícias Notícias

Voltar

HUB inicia novo procedimento para reduzir filas em marcação de retorno e exames

Facilidade

HUB inicia novo procedimento para reduzir filas em marcação de retorno e exames

Mudança evita que pacientes tenham que retornar ao hospital para agendamento

Brasília (DF) – A estudante Rhayana da Silva foi ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), unidade vinculada à Universidade de Brasília e à Rede Ebserh, acompanhar o pai, de 67 anos, que trata um câncer no estômago. Ao sair da consulta, foi surpreendida com uma boa notícia: já poderia deixar o retorno marcado, sem a necessidade de ter de voltar ao hospital em outro dia para o agendamento. “Moramos muito longe daqui, só de ter essa facilidade de sair da consulta e já marcar o retorno é muito bom. Vamos economizar gasolina e a saúde do meu pai, que já não está muito boa para ficar se locomovendo”, afirma Rhayana.

A mudança começou a valer no início deste mês. A partir de agora, assim que sair da consulta, o paciente deve passar na recepção da especialidade, apresentar o pedido médico e já deixar marcado o retorno. Se o médico tiver solicitado exames ambulatoriais, depois de agendar o retorno, o paciente deve se dirigir à Central de Marcação, e já deixar também os exames agendados. Antes, existiam datas específicas para essas marcações, o que fazia com que muitos pacientes comparecessem ao hospital mais vezes.

“Fizemos treinamento com todos os funcionários para iniciar a mudança. Vai ser importante para o paciente, melhorando a qualidade da nossa assistência, humanizando e fazendo com que o paciente tenha menos perda de tempo e de recursos econômicos”, explica a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Micheline Meiners. “Essa é uma das várias ações em desenvolvimento com o objetivo de oferecer maior qualidade e organização no atendimento ambulatorial”, completa a responsável pelos ambulatórios do HUB, Amanda Gonçalves.

O auxiliar de serviços gerais Anderson Marques trouxe a filha Ester, de três anos, para uma consulta no Ambulatório de Genética e saiu satisfeito. “Já agendei o retorno. Antes, tinha que largar o trabalho para vir aqui um outro dia. Facilitou muito porque já fazemos tudo de uma vez”, comemorou Anderson.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB