Notícias Notícias

Voltar

Residentes médicos e multiprofissionais iniciam atividades em hospitais da Rede Ebserh

Especialização

Residentes médicos e multiprofissionais iniciam atividades em hospitais da Rede Ebserh

Durante acolhimento houve orientação sobre segurança, normas, conduta e rotina hospitalar

Brasília (DF) – Com o início do período letivo em todo o país, iniciam-se também as atividades de residentes médicos e multiprofissionais aprovados em processos seletivos das universidades parceiras para atuarem nos hospitais da Rede Ebserh. Os residentes foram acolhidos nos últimos dias e orientados sobre segurança, normas e conduta, bem como a rotina hospitalar de suas respectivas unidades.

Para a coordenadora de Formação Profissional, Caroline Valero, o acolhimento aos residentes é fundamental, uma vez que se trata de uma etapa que impacta o início da nova jornada acadêmica dos profissionais, muitas vezes permeado de ansiedade e apreensão. Segundo Caroline, a integração entre a equipe de professores, profissionais do hospital e residentes fortalece vínculos, auxiliando os alunos a se sentirem mais aptos a aprender e contribuir com o bem-estar de todas as pessoas inseridas no campo de prática do ensino.

“Mostrar a este aluno toda a dinâmica de funcionamento daquela área específica em que fará a residência, assim como a inserção dele no hospital, faz com que ele se sinta parte integrante do processo, de forma humanizada e também responsável pelo êxito das ações”, avaliou a coordenadora.

Integração

Em Niterói (RJ), o Hospital Universitário Antonio Pedro da Universidade Federal Fluminense Huap-UFF) recebeu 70 novos residentes distribuídos em 43 especialidades.  O Programa de Residência Médica do Huap, que existe há 52 anos. O vice-reitor da UFF, Antonio Claudio Nobrega anunciou a obra do primeiro Centro de Simulação Realística e Treinamento dentro de um hospital universitário com esse perfil.

Na capital federal, O Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB) preparou um momento de acolhimento para os 72 novos residentes do hospital. Destes, 49 são médicos que optaram por 31 especialidades diferentes. Os outros 23 são da área multiprofissional, que vão atuar em três programas: atenção básica, atenção oncológica e atenção cardiopulmonar. Eles são formados em enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, saúde coletiva, fisioterapia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Espera-se ainda o preenchimento de outras 35 vagas por meio de outro edital de convocação.

Em Natal (RN), a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN), recepcionou 25 residentes que irão iniciar sua formação como especialistas nas áreas de neonatologia, endoscopia ginecológica, ginecologia e obstetrícia e multiprofissional. Dentro da programação, foi exibido o documentário “A Caminho da Escola”, do diretor francês Pascoal Plisson, que coloca tudo em perspectiva de desafio e mostra como jovens em quatro zonas distintas do globo conseguem superá-lo apenas para chegar à escola. 

No Mato Grosso do Sul, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) recebeu 46 novos acadêmicos nos programas de residência médica e residência em área profissional da saúde, sendo 18 na Residência Médica, que oferece áreas de concentração em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Geral de Família e Comunidade. As três diferentes Residências em Área Profissional da Saúde receberam 28 novos integrantes: 12 na Residência Multiprofissional em Saúde, que oferece áreas de concentração e, Atenção Cardiovascular e Saúde Indígena para profissionais de Enfermagem, Nutrição e Psicologia; 8 na Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil, para profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia; e 6 na Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, destinada apenas a enfermeiros.

Em Manaus (AM), o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), acolheu 86 novos residentes, sendo 60 para os programas de residência médica e 26 dos programas de residência multiprofissionais e uniprofissionais da área de saúde.  O HUGV possui atualmente 25 programas de residência médica e cinco outros programas em área de saúde (dois programas multiprofissionais três em área uniprofissional de saúde), voltados a profissionais de Educação Física, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Fisioterapia.

Em Aracaju (SE), mais de mil candidatos disputaram as cerca de 150 vagas nas residências médica e multiprofissional, preenchidas pelo aprovados recepcionados em solenidade de integração no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU(UFS). Os residentes tiveram a oportunidade de conhecer coordenadores e supervisores de cada residência, além de assistirem às palestras “Interdisciplinaridade no Atendimento ao Paciente” e “Ética e Humanização”. Houve ainda a escolha do representante dos residentes e a mesa redonda Interdisciplinaridade na Assistência ao Paciente: atuação dos profissionais.

Em Curitiba, o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) UFPR recebeu a nova turma de 204 residentes dos programas de residência da instituição. Desses, 152 integram a residência médica e, 52, a multiprofissional. A solenidade de posse se estendeu por todo o dia com a apresentação das comissões e serviços com os quais os residentes terão contato durante a especialização, como o Comitê Transfusional, a Comissão de Farmácia Terapêutica e o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente.

Em Araguaína (TO), o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) recebeu residentes médicos das especialidades Família e Comunidade, Oftalmologia, Pediatria, Infectologia e Clínica Médica.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), em São Luís, deu as boas-vindas a 154 novos residentes, sendo 88 da Residência Médica, divididos em 24 especialidades, 64 da Residência Multiprofissional em Saúde e 2 da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. A programação se estendeu diferentemente de acordo com a área de atuação, com palestras e oficinas. O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações dos hospitais