Notícias Notícias

Voltar

Residência de Urologia do Hospital Antônio Pedro recebe certificado de qualidade

Reconhecimento

Residência de Urologia do Hospital Antônio Pedro recebe certificado de qualidade

Certificação impacta no ensino do aluno e reflete no atendimento ao paciente

Niterói (RJ) – A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), por meio da sua Comissão de Ensino e Treinamento, concedeu ao Programa de Residência Médica em Urologia do Hospital Universitário Antonio Pedro, vinculado à Universidade Federal Fluminense e à Rede Ebserh, a Certificação de Credenciamento Pleno, de acordo com as normas de qualidade na formação urológica. Essa certificação impacta no ensino do aluno, que consequentemente reflete no atendimento ao paciente já que atende a critérios rigorosos da SBU.

Após análise das características da residência do Huap, e com o intuito de contribuir para a constante melhoria do ensino urológico, a Comissão avaliou e aprovou alguns pontos que estabelecem que o programa deve ensinar, treinar e qualificar algumas das seguintes áreas: Doenças Sexualmente Transmissíveis, transplante renal, urologia geral, entre outras.

Segundo chefe do Serviço de Urologia, José Scheinkman, esse reconhecimento se deve à "atuação dos médicos residentes, médicos e professores que compõem o Serviço de Urologia, além de profissionais da área de enfermagem, nutrição, farmácia, compras, rouparia e demais setores".

Para o o gerente de Ensino e Pesquisa do Huap, Rubens Antunes Filho, a certificação de qualidade proporciona um excelente atendimento aos pacientes dessa especialidade, além do ensino e da pesquisa. "É uma grande conquista que impacta diretamente no ensino da residência, pois os residentes já saem com o título de especialização reconhecido pela Sociedade Brasileira de Urologia, que faz uma rigorosa avaliação do serviço", avaliou o gerente.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huap-UFF