Notícias Notícias

Voltar

Novo aparelho do Hospital Barros Barreto auxiliará no diagnóstico de fibrose cística

Teste do suor

Novo aparelho do Hospital Barros Barreto auxiliará no diagnóstico de fibrose cística

A doença afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo

Belém (PA) – O Pará é um dos dez estados brasileiros escolhidos para receber o cloridrômetro, equipamento responsável pelo teste do suor para o diagnóstico de fibrose cística (FC) – doença congênita, crônica e que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. A entrega foi na última semana, durante a inauguração do novo ambulatório de Fibrose Cística do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado à Rede Ebserh. A instituição é a única referência, dentre públicas e privadas, para o diagnóstico e tratamento da enfermidade e conta com 200 pacientes cadastrados.

Para a entrega do equipamento, produzido com tecnologia de ponta, estiveram em Belém representantes do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), que fez a doação por meio de comodato para o ambulatório. Segundo a coordenadora do Ambulatório, Valéria Martins, o antigo aparelho usado pelo HUJBB para o teste do estava obsoleto, e o paciente contava até sete dias para receber o diagnóstico.

O pneumologista e membro do GBEFC, Alberto Vergara, informou que o motivo da doação se deu pelo entendimento de que no Brasil o diagnóstico da FC carecia de maior confiabilidade, e com a tecnologia do equipamento doado, o resultado será mais confiável e em pouco tempo, em até uma hora. "O teste do suor anteriormente era feito manualmente e podia gerar erros. Esse novo aparelho é mais confiável", garante.

A doação foi por meio de captação de recursos junto a uma instituição dos Estados Unidos, para compra de dez aparelhos. Belém é a segunda cidade a ser contemplada, a primeira foi Natal (RN).

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJBB-UFPA