Notícias Notícias

Voltar

Novos equipamentos possibilitarão melhoria no atendimento a pacientes do Humap-UFMS

Infraestrutura

Novos equipamentos possibilitarão melhoria no atendimento a pacientes do Humap-UFMS

Ventiladores pulmonares, colchões e macas foram entregues ao hospital

Campo Grande (MS) – Novos ventiladores pulmonares (popularmente chamados de respiradores), macas e colchões foram adquiridos em processos licitatórios pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) e à Rede Ebserh. Os equipamentos foram entregues na última semana possibilitarão melhorar o atendimento aos pacientes da unidade.

Os novos ventiladores pulmonares (22 no total) são aparelhos modernos que apresentam diversas vantagens em relação aos utilizados atualmente no hospital. Eles serão instalados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto (8), UTI Pediátrica (6) e Unidade Coronariana (8), e contam com um mecanismo que adapta automaticamente o ventilador de acordo com o esforço do paciente.

“Estes equipamentos também oferecem vários parâmetros a mais, que permitem uma melhor avaliação clínica dos pacientes pela equipe assistencial, resultando em melhoras significativas dos quadros clínicos e consequentemente em menores tempos de internação”, explica o chefe do Setor de Engenharia Clínica, Daniel Dittmar.

Macas e colchões

Além dos ventiladores, o Humap recebeu 100 espumas para colchões e oito macas para transporte interno de pacientes. Os destinos das macas são: duas para o Pronto Atendimento Médico (PAM), duas para o ambulatório de ortopedia, uma para o serviço de endoscopia, uma para a enfermaria da pediatria, uma para o serviço de hemodinâmica e uma para o serviço de oncologia.

“Estamos fazendo outro termo de referência para aquisição de macas com capacidade de até 300 quilos para atender os pacientes de cirurgias bariátricas”, esclareceu a chefe do Setor de Hotelaria, Rosimeire Faccio.

Gestão eficiente

A compra dos novos ventiladores pulmonares faz parte de um planejamento tecnológico que desenvolveu levantamentos das demandas para renovação e modernização do parque tecnológico do hospital, com primeira etapa realizada ao final de 2016 e com atualizações ao final de cada ano, sempre com o apoio do conselho executivo do hospital.

Com um levantamento padronizado das demandas, o conselho executivo pode estabelecer as prioridades tecnológicas do hospital no início de cada ano, antecipando os trabalhos de confecção de especificações técnicas, cotações de preços e finalização dos processos licitatórios.

“A prática permite que os processos administrativos de aquisição de tecnologias para saúde sejam finalizados no tempo adequado, de modo planejado e antes da chegada dos recursos, o que vem gerando aumento significativo de investimentos em infraestrutura tecnológica ao longo dos últimos dois anos”, afirma Dittmar.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS