Notícias Notícias

Voltar

Presidente da Ebserh é condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Educativo

Homenagem

Presidente da Ebserh é condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Educativo

Insígnia foi entregue pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho

Brasília (DF) – O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, foi condecorado, nesta quarta-feira, 7, com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, honraria que existe desde 1955 e tem por finalidade agraciar personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação. Kleber Morais foi um dos 110 homenageados, tendo o ministro da Educação, Mendonça Filho, como chanceler da entrega das insígnias, ao lado do presidente da República, Michel Temer, Grão-Mestre da Ordem.

Para KIeber Morais, o agente público não deve atuar pensando em homenagens, sendo a honraria de Grande Oficial da Ordem apenas o resultado de uma vida dedicada à saúde e à educação. “Essa homenagem reflete 37 anos de dedicação à vida pública, como médico e professor. Me sinto honrado e compartilho essa homenagem com todas as pessoas com quem trabalhei e ainda trabalho nessa atividade importantíssima de ensino, pesquisa e extensão, e sobretudo, de cuidar da saúde das pessoas mais carentes”, salientou Morais.

Ao dirigir as palavras aos agraciados, o presidente da República falou da importância da honraria e de seu significado. “Minhas primeiras palavras são de reconhecimento para quem se dedica à formação dos nossos jovens. Investir neles é criar um futuro de mais prosperidade, dignidade e cidadania. E a crença na possibilidade desse futuro é o que nos move em tudo o que fazemos”, disse Michel Temer.

Já o ministro da Educação destacou a pluralidade do evento como fator positivo. “A pluralidade das pessoas envolvidas simboliza claramente o significado de educar. Educar é abrir oportunidade e horizontes e fazer com que crianças e jovens tenham assegurado um futuro digno”, afirmou Mendonça Filho.

Saiba mais

As medalhas entregues possuem cinco graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. A Ordem compreende um quadro efetivo e outro especial, sendo o primeiro destinado às personalidades brasileiras e o segundo às estrangeiras. Todas por decreto do presidente da República, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem, conforme Decreto nº 4.797, de 2003, modificador do Decreto nº 38.162 de 1955 que criou a condecoração.

Preside o Conselho da Ordem o ministro da Educação. Também integram o Conselho os presidentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Confira o decreto e a lista de personalidades homenageadas.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Presidente da Ebserh é condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Educativo
Com informações do MEC