Notícias Notícias

Voltar

Novos televisores garantem conforto aos pacientes internados no HU-UFSCar

Humanização

Novos televisores garantem conforto aos pacientes internados no HU-UFSCar

Aparelhos humanizam o ambiente hospitalar e auxiliam no processo de cura

São Carlos (SP) – Regina Aparecida Motta está internada há mais de 40 dias no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), unidade vinculada à Rede Ebserh. O tempo ocioso em um ambiente diferente, aliado ao momento de fragilidade emocional devido ao tratamento de saúde, poderia agravar seu estado. Mas uma atividade tão comum nos dias de hoje auxilia no tratamento: simplesmente assistir TV.

"Ah, é muito bom ver televisão! Em casa assisto muito, e aqui também estou com ela sempre ligada. Um conhecido meu ficou internado em um hospital particular na cidade e disse que o conforto daqui é bem melhor...tudo novo, limpinho, com TV", conta a paciente de 55 anos. Regina está usufruindo de um dos 24 televisores com tela Led de 32 polegadas adquiridos pelo HU com recursos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (ReHuf), gerido pela Ebserh.

Para Meliza Goi Roscani, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFSCar, um ambiente hospitalar humanizado pode garantir o bem-estar psíquico e físico do paciente, contribuindo para uma melhor resposta ao tratamento médico. Durante a internação, atividades e objetos que promovam o contato com o mundo externo humanizam o ambiente e auxiliam no processo de cura.

“Os televisores trazem um ganho importante para o cuidado ao paciente. Eles e seus acompanhantes conseguem assistir as notícias principais, não ficando fora do seu contexto e cotidiano. Em relação às crianças, o desenho animado auxilia na adesão ao tratamento”, explica Meliza.

A instalação dos aparelhos foi realizada em todos os quartos de internação da Clínica Médica, Pediatria, Isolamento e sala de convívio da Saúde Mental.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSCar