Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Januário Cicco ajuda casais a realizar o sonho de ter filhos

5 anos

Maternidade Januário Cicco ajuda casais a realizar o sonho de ter filhos

Inaugurado em março de 2013, o Centro de Reprodução Assistida é o primeiro no norte e nordeste a ofertar serviços pelo SUS

Natal (RN) – Ter filhos parecia impossível para a assistente administrativa Virginia Souza. Após 10 anos de tentativas, ela descobriu um fator tubário que a tornava infértil e diminuía a probabilidade de uma gestação. A opção foi partir para a “fertilização in vitro” (FIV), realizada em 2013, e que deu como fruto sua filha Maria Eduarda, hoje com 3 anos de idade. “Depois de muitas tentativas, finalmente fui mãe. Um sonho muito desejado e realizado”, afirma.

O Centro de Reprodução Assistida (CRA) da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), unidade hospitalar vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, veio preencher uma lacuna na assistência aos casais que possuem algum tipo de problema de infertilidade, a qual se categoriza pela incapacidade de se obter uma gestação, após um ano de tentativas mantendo relações sexuais frequentes sem o uso de contraceptivos.

Nesta sexta-feira, 9, foi realizada a cerimônia do quinto aniversário do CRA, com homenagens a algumas mulheres que obtiveram sucesso no tratamento e podem hoje desfrutar da emoção de ser mãe e carregar seu filho nos braços. Presente no evento, o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressaltou que os atendimentos beneficiam uma parcela da população que dificilmente teria acesso ao tratamento. “Grande parte das pessoas atendidas não teria condições de realizar o sonho de ter filhos por meio de instituições particulares. É gratificante poder ajudar essas pessoas a construir famílias totalmente pelo Sistema Único de Saúde - SUS”, destacou.

A opinião é compartilhada pelo superintendente da Mejc, Luiz Murillo Britto. “É uma imensa satisfação saber que podemos realizar o sonho de tantos casais em terem um filho. É gratificante para nós e acima de tudo para toda família”, concordou.

No evento também foram apresentados os principais resultados do Centro nos últimos anos. O local oferece toda a assistência médica, multidisciplinar de psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais aos casais que entram no programa, e possui uma taxa de sucesso de gravidez em torno de 38% e ao longo dos anos, possibilitou o nascimento de cerca de 53 crianças. Habilitado em oferecer técnicas como inseminação artificial, fertilização in vitro (FIV) e a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI), o centro chega a realizar cerca de 4 mil consultas e 249 procedimentos por ano.

Novas famílias

O primeiro passo que um casal com dificuldade de engravidar deve tomar é marcar uma consulta em qualquer posto de saúde, explica a médica especialista em reprodução assistida e coordenadora do centro Mychelle Garcia. “As pacientes devem vir encaminhadas do SUS, de algum médico que faça nela o diagnóstico de infertilidade. Desta forma, todos os casais passam pela consulta médica onde se investigam todos os fatores relacionados à infertilidade”, comenta.

É o caso da técnica de enfermagem Daliana Gabriele, 33 anos, e do policial militar Magno Alves, de 34 anos, que sonham em ter o primeiro filho do casal e iniciaram o tratamento no Centro. “Estamos tentando engravidar há um ano e meio e sem sucesso. Depois de algumas investigações foi diagnosticado a minha infertilidade”, explica Daliana.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 278 mil casais não conseguem ter filhos no Brasil, o que representa 15% do total. A OMS ainda revela que, um a cada cinco casais apresenta algum tipo de problema. Os fatores podem ser tanto de origem feminina como masculina.

Mychelle Garcia ressalta que os fatores clínicos que causam a infertilidade nas mulheres variam desde problemas anatômicos até problemas hormonais, enquanto que nos homens, os fatores estão relacionados diretamente a avaliação qualitativa e quantitativa de espermatozoides. “Quando o fator é feminino, as causas mais frequentes são os fatores tubários, decorrentes de processos inflamatórios ou da endometriose e problemas hormonais relacionados a problemas de amadurecimento, rompimento e ou baixa reserva de óvulos. Já no lado masculino, a triagem do sêmen norteia o caminho a ser seguido”, afirma a médica.

O Centro de Reprodução Assistida funciona de segunda a sexta das 7 às 19h e sábados e domingos das 7 às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3342-5815.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é vinculada à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A estatal, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Imagens:

Com informações da Mejc-UFRN