Notícias Notícias

Voltar

Hospital Antônio Pedro incentiva a doação de cabelo para mulheres com câncer

Amor em cada fio

Hospital Antônio Pedro incentiva a doação de cabelo para mulheres com câncer

Homens, mulheres e crianças podem doar, desde que os cabelos sejam superiores a 15 cm

Niterói (RJ) – No próximo dia 21 de março será realizada a campanha de doação de cabelo “Amor em cada Fio”, no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), unidade vinculada à Universidade Federal Fluminense e à Rede Ebserh. O objetivo é arrecadar cabelo para a confecção de perucas destinadas a pacientes submetidas à quimioterapia contra o câncer, a fim de trabalhar a autoestima das mulheres. Podem participar como doadores homens, mulheres e crianças, desde que os cabelos sejam superiores a 15 cm.

Durante o evento serão feitas orientações sobre "Prevenção e cuidados na saúde da mulher", abordando assuntos como: doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer de mama, colo do útero e pele e direitos sociais. A ação também irá receber doações de leite em pó e suplementos, que serão encaminhadas a Comissão de Aids, por meio da Associação de Colaboradores do Hospital Universitário Antonio Pedro (Achuap) e à Unidade de Atendimento Oncológico do Huap.

A ação é organizada pela Liga Acadêmica de Medicina da UFF e Trote Cultural em parceria com a Associação de Amigos da Mama (Adama), uma ONG criada em 1996, voltada para mulheres com câncer de mama. Os cortes de cabelo serão realizados pelo Espaço Juliana Paes.

Projeto trote cultural

O Projeto Trote Cultural UFF foi criado há 17 com a finalidade de receber os novos universitários com atividades socioculturais. Implantado em 2001 com a proposta de se tornar uma alternativa ao trote tradicional, o projeto incentiva o respeito à vida, à pessoa e ao meio ambiente. O trabalho conta com a participação de veteranos e dos calouros que ingressam nos diversos cursos de graduação. As atividades são propostas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) e realizadas no início de cada período letivo.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huap-UFF