Notícias Notícias

Voltar

Laboratório de Anatomia Patológica do Hupes tem parque tecnológico renovado

Tecnologia

Laboratório de Anatomia Patológica do Hupes tem parque tecnológico renovado

Novos equipamentos reduzirão o tempo de entrega do resultado de exames

Salvador (BA) – O Laboratório de Anatomia Patológica do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) acaba de ter parte de seu parque tecnológico renovado. Foram adquiridos um processador automático de tecido, dois micrótomos (aparelho que faz cortes microscópicos para amostras de material biológico) e uma moderna mesa de necropsia, que somam um investimento de R$ 700 mil.

Com o processador automático de tecido, o processamento das amostras ganha segurança e agilidade, além de preservar o ambiente, já que o aparelho possui um sistema de extrator a vácuo dos vapores dos solventes. Com os novos micrótomos, o seccionamento manual é melhorado, ganhando qualidade industrial, proporcionando uma operação eficiente com qualidade máxima de secção e reprodutibilidade, o que resultará em lâminas de alta qualidade para serem estudadas pelos patologistas.

De acordo com o chefe da Unidade de Laboratório de Anatomia Patológica, Eduardo Studart, com esses novos equipamentos os exames de biópsias poderão ser processados com maior agilidade e eficácia, reduzindo o tempo de entrega do resultado.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia, faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hupes