Notícias Notícias

Voltar

Novos eletrocardiógrafos são instalados no hospital universitário de Campo Grande

Modernização

Novos eletrocardiógrafos são instalados no hospital universitário de Campo Grande

Equipamentos transmitem dados via wi-fi e salvam até 200 exames da memória

Campo Grande (MS) – Cinco cardiógrafos de última geração foram adquiridos pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e à Rede Ebserh. Na última semana, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e residentes receberam instruções e treinamento para operar os novos equipamentos. “São equipamentos muito modernos, com alta capacidade de mobilidade, que contam com funções técnicas que agilizam os resultados dos exames e enviam dados via wi-fi”, explicou o chefe do Serviço de Cardiologia do Humap, Délcio Gonçalves Júnior.

Os novos eletrocardiógrafos salvam até 200 exames na memória interna do equipamento, têm entrada USB (facilitando a transferência de exames e salvar resultados em pendrive), oferecem derivações programadas dos resultados dos exames sem que os profissionais precisem ficar escolhendo dados manualmente, têm melhor qualidade no traçado dos indicadores e têm algoritmo de suporte à decisão clínica (pré-análise dos sinais). Os aparelhos foram destinados para a Clínica Médica, Pronto Atendimento Médico (PAM), Unidade Coronariana (UCO) e Unidades de Tratamento e Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Pediátrico.

A aquisição e distribuição dos eletrocardiógrafos faz parte do Planejamento Tecnológico desenvolvido pelo Setor de Engenharia Clínica, em conjunto com as equipes assistenciais, que realizaram levantamentos das demandas para renovação e modernização do parque tecnológico do Humap-UFMS, com primeira etapa realizada no final de 2016, e com atualizações ao final de cada ano, sempre com o apoio do conselho executivo do hospital.

"Estamos muito felizes com os resultados que estamos alcançando nos últimos meses em razão do propósito de toda a gestão e toda a equipe do Humap em rever os seus processos, em buscar economia, evitar os desperdícios para reunir recursos e investir em melhorias, como a manutenção de todo o nosso parque tecnológico, prevista para 2018", afirmou o superintendente do hospital, Cláudio César da Silva.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS