Notícias Notícias

Voltar

HU-UFGD reestrutura telessaúde e amplia acesso à comunicação especializada

Tecnologia

HU-UFGD reestrutura telessaúde e amplia acesso à comunicação especializada

Dourados (MS) – Com o objetivo de reestruturar os serviços da Unidade de Telessaúde, foram entregues na última semana as obras de readequação do setor no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh. O espaço, anteriormente ocupado por duas grandes salas de aula, foi reformado e, agora, além das salas, conta com ambientes específicos para videoconferências, cursos presenciais e a distância e web aulas.

Os serviços foram executados em dois meses e receberam investimento de cerca de R$ 76 mil, oriundos de verba da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UFGD. As duas salas de aula foram readequadas e agora também comportam três novos ambientes: uma sala de videoconferência, uma sala de telessaúde e um laboratório de informática.

Além da mudança no laiaute do espaço, foram realizadas adequações para melhor ambiência e sustentabilidade, como a instalação de divisórias de isolamento termoacústico, o rebaixamento do forro, proporcionando maior conforto acústico e melhor aproveitamento do sistema de ar condicionado, e a substituição de todo o sistema de iluminação, com o emprego de luminárias de maior refletância e lâmpadas de LED.

Novos espaços

Ao lado da Biblioteca do HU-UFGD, o ambiente da Unidade de Telessaúde foi reformulado para impulsionar a prática, que se utiliza da Tecnologia da Informação para promover a comunicação especializada entre profissionais, residentes e acadêmicos da área de saúde. É por meio da Telessaúde, por exemplo, que estudantes de Medicina podem acompanhar, ao vivo, uma cirurgia que está sendo realizada em outro estado ou país.

Também se englobam no universo da Telessaúde, o acesso a cursos à distância, vídeo e webconferências, web aulas e serviços como a teleconsultoria, que possibilita o esclarecimento de dúvidas e a discussão de casos clínicos com equipes de saúde de todo o mundo, altamente qualificadas.

Para tanto, a comunidade acadêmica e hospitalar que fará uso dos novos espaços conta com uma sala de videoconferência, onde grupos de até 15 pessoas poderão participar de reuniões, aulas e capacitações com o uso de tecnologia específica, que permite a interação entre os usuários por meio de câmeras, telão e microfones.

Além disso, individualmente, profissionais, residentes e alunos terão a possibilidade de conectar-se ao ambiente interativo na sala de telessaúde, local equipado com cinco estações contendo computadores, webcams e headsets (fones de ouvido com microfones acoplados).

Já no laboratório de informática, 13 computadores poderão ser usados simultaneamente durante aulas, treinamentos e diversas outras ações de tele-educação, assim como para consultas a conteúdos online e execução de trabalhos.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD