Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Vitória (ES) terá novo Ambulatório de Diversidade de Gênero

Conquista

Hospital Universitário de Vitória (ES) terá novo Ambulatório de Diversidade de Gênero

Serviço do Hucam-Ufes recebeu autorização do Ministério da Saúde para funcionamento

Vitória (ES) – O Ministério da Saúde (MS) habilitou o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e à Rede Ebserh, a instalar oficialmente o Ambulatório de Diversidade de Gênero. A expectativa é que a conquista seja marcada em cerimônia marcada para o dia 17 de maio, data em que se celebra no mundo o combate à LGBTfobia.

Neste ambulatório são atendidos cidadãos e cidadãs que passam pelo processo de transexualização. O trâmite para a habilitação estava em curso desde 2015. Mesmo assim, desde agosto de 2016, o Hucam já vinha oferecendo o serviço, em caráter piloto. Cerca de 120 pessoas, exclusivamente residentes no Espírito Santo, são acompanhadas pela equipe multiprofissional que o hospital dispõe para esse público.

O time que atua no Ambulatório é composto de urologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, endocrinologista, ginecologista, fonoaudiólogo, psiquiatra e infectologista. Com a habilitação, a remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS) ao hospital pelos serviços realizados sobe de patamar. Além disso, abre oportunidade para que a instituição possa, além de prescrever, ter autorização para comprar os hormônios usados durante a transexualização.

Saiba mais

A equipe multiprofissional decidiu intitular o serviço como Ambulatório de Diversidade de Gênero, em atendimento às diversas formas de manifestação de gênero. A realização de atendimentos ambulatoriais sem habilitação se deu como forma de absorver a demanda reprimida criada ao longo dos anos e para tentar entender quais eram suas reais necessidades.

A entrada de usuários no programa do Ambulatório de Diversidade de Gênero se dá por meio de reuniões mensais chamadas de “acolhimento”, em que é explicado como se dá o tratamento ambulatorial e as regras de funcionamento. Além disso, são escutadas as expectativas destes usuários, que saem dessa reunião já com encaminhamentos para realização de exames e consultas com assistente social e psicólogo.

Após passarem por estes dois profissionais, havendo consenso, o usuário é encaminhado ao endocrinologista. Qualquer profissional que achar necessário pode encaminhá-lo ao psiquiatra. A procura está equilibrada quanto ao número de homens trans e mulheres trans. Os usuários tem dado respostas positivas sobre a melhora no acesso para tratamento de suas demandas.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o Hucam-Ufes é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hucam-Ufes