Notícias Notícias

Voltar

Consultas ambulatoriais do Hospital Júlio Bandeira crescem mais de 50%

Atendimento

Consultas ambulatoriais do Hospital Júlio Bandeira crescem mais de 50%

Relatório mostra que aumento foi de 2015 a 2017 e maior demanda se refere à pediatria

Cajazeiras (PB) – Há cerca de uma semana, a dona de casa Priscila Diniz, mãe de Valentina, de apenas 9 meses, tem procurado ajuda para identificar o que ocorre com a saúde da menina. Há três dias, resolveu então se dirigir ao pronto atendimento do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Capina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh. Após o atendimento, elas foram encaminhadas para o ambulatório de pediatria. “Não conhecia o serviço. Tem sido muito importante para nós, mamães que precisamos da saúde pública”, disse.

Essa é a realidade de muitos pacientes que são atendidos pelo HUJB. Nos últimos três anos, a quantidade de consultas realizadas nos ambulatórios do hospital teve um aumento de 53%. O relatório da Gerência de Atenção à Saúde da unidade revela que em 2015 houve 281 consultas enquanto que no ano passado foram registrados 446 atendimentos.

Atualmente, existem quatro especialidades para consultas eletivas (agendadas) no Júlio Bandeira, que são ginecologia, psicologia, nutrição e pediatria, sendo que esta última concentra a maior demanda. “O diferencial de um hospital escola, que é o caso do HUJB, são as consultas especializadas, e o nosso objetivo é aumentar esse número a cada ano”, explica a superintendente, Mônica Paulino.

Valentina estava há dias com os olhos inchados e manchas espalhadas pelo corpo, principalmente, pelas mãos. A mãe Priscila já estava administrando medicação orientada pelo médico do pronto atendimento, mas a consulta com a pediatra do ambulatório permitiu uma investigação mais detalhada. “Preferi vir aqui a procurar o posto de saúde do meu bairro”, justifica.

Os pacientes são encaminhados por meio das unidades de saúde de cada um dos 15 municípios para os quais o Hospital Universitário Júlio Bandeira é referência. “As crianças recebidas para o ambulatório de pediatria são egressas do hospital, ou são pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde”, explicou a coordenadora dos Ambulatórios Especializados, Fernanda Souza.

Essa condição se aplica ainda aos encaminhamentos para a Nutrição e Psicologia. “Nos casos de ginecologia, as consultas ocorrem no período de aulas dessa disciplina do curso de Medicina da UFCG e, portanto, funcionam apenas nos períodos das aulas teórico-práticas”, destacou a nutricionista. Para o ambulatório de Ginecologia, as pacientes vêm encaminhadas do Paps (Posto de Atenção Primária a Saúde), um posto de saúde da UFCG, localizado no Bairro São José, em Cajazeiras. 

Entenda

Procedimento eletivo – Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.

Urgência – Situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento.

Emergência – Casos em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJB-UFCG