Notícias Notícias

Voltar

Ebserh assina protocolo de intenções para gestão do Hospital Regional de Toledo

Acordo

Ebserh assina protocolo de intenções para gestão do Hospital Regional de Toledo

Com a presença do ministro da Saúde, assinaram o documento a Prefeitura de Toledo, a UFPR e a Ebserh

Brasília (DF) – Foi assinado, nesta terça-feira, 20, um protocolo de intenções entre a Rede Ebserh, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Prefeitura de Toledo, assumindo a disposição para que o Hospital Regional de Toledo (HRT) venha a se tornar um hospital escola vinculado à UFPR. Ao ser concretizada a federalização, Ebserh e UFPR assinarão um novo contrato de gestão para que o HRT passe a integrar a Rede Ebserh.

Presente na cerimônia, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, comentou o acordo. “Nosso objetivo é avançar cada vez mais na oferta de saúde de qualidade para o povo brasileiro. E trabalhamos muito para chegarmos à possibilidade de uma pequena concessão para que Toledo pudesse ingressar nessa rede de hospitais. Foi uma decisão acertada, pois a cidade é muito boa, a universidade é muito boa e o hospital também é muito bom e vai servir bem à população do Paraná”.

Oferecer serviços de saúde gratuitos à população, aliado ao ensino e à pesquisa, é um dos grandes objetivos dessa parceria, como explicou o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais. “Procuramos ao máximo prestar atendimentos de qualidade. E o reconhecimento do nosso esforço vem por meio da confiança depositada, com mais uma parceria materializada e com o entendimento de quão será positivo assumirmos a gestão do hospital de Toledo. Isso mostra a força de nossa rede”, enfatizou Morais.

A assinatura do Protocolo de Intenções é o primeiro passo para que o Hospital Regional de Toledo comece a funcionar. Construído há cinco anos, o HRT e único hospital público da região, mas nunca realizou atendimentos. Para o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, a luta é para  conseguir um atendimento de saúde com cada vez mais qualidade no município. “Temos o interesse na ampliação e estamos à disposição para fortalecer o hospital. Juntos, vamos construir essa parceria, para que o HRT possa ser administrado por essa empresa tão respeitada”, disse.

Com a consumação do acordo, que deverá ocorrer em breve, o HRT também passará a receber recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh. No Paraná, duas unidades hospitalares ligadas à UFPR são beneficiadas com recursos do Rehuf. Por meio do programa, o Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral receberam R$ 48,3 milhões em 2017 e R$ 3,3 milhões em 2018.

Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, trata-se de um momento importante, pois a universidade se desdobra em uma das suas missões naturais, que é expandir e buscar atingir o ensino público superior de forma descentralizada. “Seguramente teremos todas as condições de atingir nossos objetivos de oferecer assistência de qualidade aliada à formação de profissionais da saúde também de qualidade no município de Toledo e região oeste do Paraná”, avaliou.

Homenagem

Durante o ato, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi homenageado pelo presidente da Rede Ebserh pelo apoio que ele tem dado à rede hospitalar. “A parceria entre o Ministério da Educação e Ministério da Saúde e a integração desses ministérios com a Rede Ebserh são fundamentais para os nossos objetivos de atender bem a população e formar profissionais de saúde com excelência. E a maneira transparente com que o ministro Ricardo Barros trata esses assuntos é um dos fatores que define uma política pública de qualidade”, salientou.

Participaram ainda da cerimônia o deputado federal Dilceu Sperafico, diretores da Rede Ebserh e outras autoridades.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 48 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Ebserh assina protocolo de intenções para gestão do Hospital Regional de Toledo
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh