Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Januário Cicco realiza workshop de extensão universitária

Mãe e filho

Maternidade Januário Cicco realiza workshop de extensão universitária

Tema foi “A Importância da extensão universitária na saúde da mulher e no binômio Materno e Neonatal”

Natal (RN) – A Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, realizou o I Workshop de Extensão Universitária. O evento, realizado no último dia 15 de março, contou com a presença de 150 participantes, entre eles, alunos de graduação e dos cursos de residência médica e multiprofissional, além de preceptores e professores da saúde.

Com o tema “A Importância da extensão universitária na saúde da mulher e no binômio Materno e Neonatal”, o evento coordenado pela Gerência de Ensino e Pesquisa da Mjec possibilitou a discussão das novas resoluções de extensão universitária e a importância dessa atividade em hospitais de ensino.

Para a chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Mejc, Janaína Freitas, a realização do workshop permitiu a disseminação de informações e o incentivo acerca das ações de extensões realizadas na instituição. “Os hospitais são organizações que necessitam de contínua interação com a comunidade. Essa interação gera a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa e, consequentemente, transforma a realidade social”, afirmou.

Já a gerente de Ensino e Pesquisa da Mejc, Maria da Conceição Cornetta, ressaltou que “a realização do Workshop tem importante papel em sensibilizar todos os participantes, alertando-os que o desenvolvimento de projetos de extensão em saúde tem um papel fundamental como transformador da realidade social da mulher e do recém-nascido do nosso estado”.

Trabalhos

Na ocasião, foram realizadas as apresentações de trabalhos em pôsteres eletrônicos e em formato oral, sendo este último com menção honrosa conferida ao trabalho intitulado “Atenção farmacêutica: Promovendo a segurança das pacientes internadas na UTI materna da Mejc”.

O evento contou com a participação dos pró-reitores de extensão da UFRN, Maria de Fátima Ximenes e Breno Tinoco, além do superintendente da maternidade, Luiz Murillo Britto.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN integra a Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações da Mejc-UFRN