Notícias Notícias

Voltar

HU-UFMA promove ação para prevenção do câncer do colo de útero

Março Lilás

HU-UFMA promove ação para prevenção do câncer do colo de útero

Bairro de São Luís será o alvo da campanha sobre a importância do diagnóstico precoce

São Luís (MA) – Com o intuito de informar e conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer do colo de útero, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, promove durante esse mês, intitulado como Março Lilás, uma série de atividades que vão desde a distribuição de panfletos informativos sobre a doença até a realização de exames. O objetivo é chamar a atenção, motivar e capacitar os agentes comunitários do bairro sobre a importância da coleta adequada do exame de Papanicolau no diagnóstico precoce de lesões pré-cancerosas.

Assim como no ano passado, a comunidade da Liberdade será o público-alvo da campanha. A chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do HU, Graciete Santos, destacou que a escolha pelo bairro foi estratégica. “Resolvemos dar continuidade a um projeto que deu muito certo ano passado durante o Outubro Rosa. A intenção foi fechar o ciclo com as mesmas usuárias atendidas durante a campanha de prevenção do câncer de mama.  A região fica no entorno do hospital e tem pouca cobertura de saúde. O objetivo é levar conhecimento aos agentes de saúde para prevenir de forma mais eficiente, pois eles serão fundamentais no processo de conscientização da população”, ressaltou. Em outubro, outra comunidade será escolhida para iniciar um novo ciclo com o foco nesses dois cânceres. 

As atividades iniciaram na última terça-feira, 20, com a distribuição de panfletos educativos em um stand na recepção da Unidade Materno Infantil (UMI). No dia seguinte, 21, profissionais de saúde da Liberdade participaram de treinamento para coleta do preventivo de câncer do colo uterino. Nos dias 21 e 22 de março, o HU-UFMA disponibilizou atendimento para aproximadamente 100 pacientes da comunidade adotada, por meio de encaminhamento dos agentes de saúde da Liberdade, para a coleta do preventivo e teste de Schiller (teste de rastreio de câncer de colo uterino). No dia 23, essa mesma ação será voltada para as colaboradoras das terceirizadas do HU-UFMA, com disponibilização de 50 vagas, totalizando 150 vagas para os três dias.

A programação da campanha é organizada pela Unidade de Atenção à Saúde da Mulher.  

Saiba mais

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A médica Graciete Santos reforça que milhares de mulheres são atingidas todos os anos por esse câncer e por isso a importância do diagnóstico correto. “Ele pode ser evitado se diagnosticado precocemente. É um tipo de câncer que demora muito para se desenvolver e as alterações podem ser descobertas logo no início. Detectando uma alteração de forma precoce e seguindo o tratamento adequadamente, as possibilidades de cura são de 100%”, explica a ginecologista.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFMA