Notícias Notícias

Voltar

Abertas as inscrições para a Formação de Doulas Comunitárias do HU-UFGD

Humanização

Abertas as inscrições para a Formação de Doulas Comunitárias do HU-UFGD

Curso terá 88 horas com certificação pela Pró-reitoria de Extensão da UFGD

Dourados (MS) – Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para o 2º Curso de Formação de Doulas Comunitárias do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh. São ofertadas 40 vagas e a segunda etapa da seleção, por meio de entrevista, será realizada ainda em abril.

Podem se inscrever mulheres da comunidade que não tenham formação profissional na área da saúde e que tenham afinidade com o trabalho voluntário ou comunitário, como agentes comunitárias de saúde, doulas já formadas ou outras lideranças das comunidades. Clique aqui para acessar o formulário de solicitação de inscrição.

Este ano, em sua segunda edição, o Curso de Formação de Doulas Comunitárias passou a ser um Projeto de Extensão da UFGD, que fará a certificação. O curso terá carga total de 88 horas, com início em maio. Serão quatro módulos teóricos (um fim de semana por mês) e um módulo de estágio, com prática supervisionada no Centro Obstétrico do HU-UFGD.

Doulas formadas por outras instituições, que desejem realizar trabalho voluntário na maternidade do HU-UFGD, também podem participar. Nesse caso, será necessário cursar apenas o módulo teórico que contempla os protocolos e rotinas do hospital, e cumprir os plantões do estágio obrigatório.

O Curso de Formação de Doulas Comunitárias, além de Projeto de Extensão Universitária, é também uma iniciativa da Associação de Voluntários do Hospital Universitário (AVHU-UFGD), que fica responsável pelo credenciamento e supervisão das doulas que permanecem na escala de trabalho voluntário após a conclusão do curso.

Bons resultados

O primeiro Curso de Formação de Doulas Comunitárias do HU-UFGD, realizado em 2017, capacitou 29 mulheres. Dessas, 26 permanecem na escala de trabalho voluntário, atuando no Centro Obstétrico do HU-UFGD em dias alternados, no período noturno durante a semana, e, aos fins de semana, nos três turnos (manhã, tarde e noite), conforme a disponibilidade de cada uma.

Entre as doulas comunitárias já formadas, há donas de casa, agentes comunitárias de saúde, empresárias, esteticista, jornalista, bombeira, policial militar, auxiliar de serviços geris, pedagogas, recepcionistas.

Um levantamento junto às mulheres que foram acompanhadas pelas doulas comunitárias no HU-UFGD demonstrou, por exemplo, que 78% se sentiram acolhidas; 72% sentiram-se fortalecidas; 76% sentiram-se mais seguras; e 87% sentiram-se respeitada.

Ao longo do ano passado, o HU-UFGD reduziu a taxa de cesáreas em 4%, caindo de 50,79%, no primeiro quadrimestre, para 46,79% nos últimos quatro meses de 2017. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a taxa de nascimentos por via cirúrgica (cesarianas) chegue, no máximo, a 15%.

Mais informações sobre o 2º Curso de Formação de Doulas Comunitárias do HU-UFGD podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-3044.

Saiba melhor o que faz e o que não faz uma doula.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 

Com informações do HU-UFGD