Notícias Notícias

Voltar

Mutirão de Transcidadania do HC-UFPE promove serviços sociais

Inclusão

Mutirão de Transcidadania do HC-UFPE promove serviços sociais

Evento oportunizou a transexuais, travestis e transgêneros o acesso a serviços relacionados à cidadania

Recife (PE) – O Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), em parceria com a Coordenadoria Estadual LGBT, promoveu, durante a manhã da quinta-feira (22), o I Mutirão de Transcidadania da unidade. O evento teve como objetivo oportunizar à população T (transexuais, travestis e transgêneros) o acesso às instituições e serviços relacionados à cidadania – como entrada e regularização de documentação, dentre outros aspectos da vida civil. O mutirão contou com a participação de toda a equipe do Espaço Trans, além de representantes de demais órgãos que viabilizaram a aplicação dos serviços oferecidos. O HC é vinculado à Rede Ebserh.

O público do evento, que englobou pessoas já atendidas pelo Espaço Trans e também demais integrantes da população T interessados, pôde emitir documentos como carteira de trabalho e também dar entrada na segunda via de registro de nascimento em um ambiente com pleno apoio e respeito a questões como nome social. Outro diferencial do mutirão foi a possibilidade de o público realizar uma intermediação de mão de obra, ou seja, um cadastramento juntamente à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife para apoio de inserção no mercado de trabalho, o que geralmente representa uma grande dificuldade para essa população. 

“A ideia foi divulgar à população T os equipamentos e as possibilidades de inclusão no âmbito do trabalho e também questões relacionadas à garantia de direito e organização de suas vidas civis”, explicou a coordenadora do Espaço Trans, Suzana Livadias. 

A designer Joana Casotti, que é atendida pelo Espaço Trans há cerca de um ano, aprovou a iniciativa e destacou o ambiente confortável para a população T que foi promovido durante o evento. “É geralmente difícil para pessoas como nós, transexuais, ir atrás desses direitos ou documentações em espaços gerais, já que é comum que esses espaços sejam hostis e, por exemplo, não respeitem nossa identidade de gênero e nos exponham a constrangimento. Aqui, além da facilidade em garantir esses direitos civis juntamente aos órgãos responsáveis, ainda houve todo um acolhimento e respeito que é um diferencial para nós”, comentou. 

Dentre as entidades apoiadoras e participantes do evento, estiveram a Gerência Livre Orientação Sexual (Glos/Recife); o Centro Estadual de Combate à Homofobia (Cech); a Secretaria Executiva de Assistência Social de Pernambuco (Seas/CAD ÚNICO); o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife e a Associação de Homens Trans e Transmasculinidade (AHTM).

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE