Notícias Notícias

Voltar

Medicina do Sono do Complexo Hupes amplia atendimentos a pacientes

Aniversário

Medicina do Sono do Complexo Hupes amplia atendimentos a pacientes

Primeiro serviço da rede pública na Bahia nessa área completa um ano

Salvador (BA) – Neste mês de março, em que se celebra a Semana Mundial do Sono, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), vinculado à Universidade Federal da Bahia e à Rede Ebserh, comemora um ano do Ambulatório de Distúrbios do Sono, o primeiro oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. A data é marcada pela ampliação do serviço, que agora passa a ter dois aparelhos que realizam a polissonografia, o principal exame utilizado para investigação diagnóstica dos distúrbios do sono.

Desde que foi inaugurado, em março de 2017, até o mês de outubro daquele ano, o Serviço contabilizou 231 consultas e 98 polissonografias. “Com a chegada de mais um aparelho esse número vai dobrar. Teremos capacidade para fazer aproximadamente 30 exames por mês”, explica a médica responsável pelo Ambulatório, Cristina Salles

A médica explica ainda que número é considerado alto, devido a duração do exame. “O paciente dorme uma noite inteira sob observação de um técnico, na unidade hospitalar, com sensores que são colocados em diversos pontos no corpo, como cabeça, tórax, abdômen e pernas. Esse exame tem a finalidade de identificar quando o paciente está acordado ou dormindo, saber em qual estágio do sono e se o paciente apresenta alguma dificuldade respiratória ou outras alterações”, explica.

Ainda dentro das comemorações da Semana Mundial do Sono, o Hupes realizou uma ação educativa e de avaliação da qualidade do sono voltada a pecientes e acompanhantes, na entrada principal do hospital.

Semana do Sono 2018

Este ano a Associação Brasileira do Sono trouxe o tema “Respeite seu sono e siga seu ritmo”, reforçando a importância do sono para o funcionamento do organismo. A campanha de 2018 está voltada aos estudantes, uma vez que, dentre os fatores que interferem no desempenho escolar, destacam-se os hábitos relativos ao sono, como sua duração e regularidade.

A privação nos estudantes se deve a horários irregulares de dormir e uso de aparelhos de luz branca como celular, notebook, computadores em geral, gerando a redução da quantidade de horas de sono, uma vez que dormem mais tarde e têm horário para acordar, para frequentar as escolas. A privação de sono tem associação direta com a diminuição do desempenho acadêmica.

Segundo a literatura, estima-se que mais da metade da população tenha algum transtorno do sono e que 32% dos adultos possuam a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Entretanto, essa não é a única doença que acomete grande parte da população. Alguns outros exemplos são a insônia e o bruxismo.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia, faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Complexo Hupes