Notícias Notícias

Voltar

Ação do Hospital de Doenças Tropicais orienta sobre os riscos da disfagia

Informação

Ação do Hospital de Doenças Tropicais orienta sobre os riscos da disfagia

Doença altera a deglutição e pode ocorrer desde o recém-nascido até o idoso

Araguaína (TO) – A dificuldade para engolir os alimentos, denominada disfagia, é um alerta do organismo que deve ser observado. Essa foi a orientação dada durante ação educativa no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) em parceria com o Hospital Regional de Araguaína. A atividade ocorreu na última semana, em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia. O HDT-UFT é vinculado à Rede Ebserh.

Emmilyn Andrade, fonoaudióloga especialista nesta enfermidade, esclareceu que essa alteração na deglutição pode ocorrer desde o recém-nascido até o idoso. “Os sintomas podem ser tosse frequente durante ou após beber e comer, engasgos, sensação de alimentos parados na garganta, dificuldade ou lentidão durante a alimentação”, alertou, acrescentando que a disfagia pode levar à desnutrição, desidratação, pneumonia e até a morte, sendo imprescindível o encaminhamento ao fonoaudiólogo para o diagnóstico.

Durante abordagem aos usuários, a lavradora Maria do Espírito Santo ressaltou que nunca tinha ouvido falar dessa doença, porém lembrou que o pai tem uma tosse contínua após ingestão de alimentos. “Eu assim achava estranho aquilo, mas agora sabendo que pode ser alguma coisa séria, vou levar ele para consultar”, disse.

Protocolo

Dentre o perfil dos usuários internados no HDT-UFT, a disfagia é um dos indicadores para a utilização de via alternativa de alimentação. Com intuito de normatizar o fluxo no hospital, os profissionais da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) produziram o Protocolo de Indicação e Desmame de Terapia Nutricional Enteral.

Déborah Oliveira, coordenadora técnica-administrativa da EMTN e uma das responsáveis pela elaboração deste protocolo, explica que o documento é fruto do trabalho da EMTN, que conta com a participação de médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e fonoaudiólogo. “O objetivo é normatizar e padronizar as questões relacionadas à terapia nutricional, visando a manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente com baixa aceitação da dieta por via oral devido a diversos motivos, dentre eles, a disfagia", enfatizou a nutricionista.

Após elaboração e aprovação, o protocolo está na fase de implantação e prevê como próxima etapa a capacitação dos profissionais da assistência envolvidos na rotina da terapia nutricional.

Confira o documento na íntegra, clique no link.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT