Notícias Notícias

Voltar

Hospital da Univasf promove evento para incentivar a produção científica

Debates

Hospital da Univasf promove evento para incentivar a produção científica

Programação prevê a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos no HU baseados em quatro eixos temáticos

Petrolina (PE) – Potencializar a produção científica e publicizar os trabalhos desenvolvidos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, são os principais objetivos da “II Jornada de Integração entre o Ensino, Pesquisa e Serviço”. A abertura do evento aconteceu na manhã da última segunda-feira, 26, no auditório da biblioteca da Univasf.

O tema deste ano é “O ensino, pesquisa e extensão como eixos norteadores para uma formação profissional qualificada e práticas baseadas em evidência científica”. A programação vai até o próximo dia 28 de março e inclui palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. Os conteúdos abordados são direcionados aos profissionais e estudantes da área da saúde da região.

A programação prevê a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos no hospital baseados em quatro eixos temáticos: “Experiências na preceptoria em saúde – graduação e residências em saúde”; “Experiências de pesquisa e extensão articuladas com a formação profissional em saúde”; “Humanização e ética”; e “Práticas em saúde”.

O superintendente do HU-Univasf, Ronald Mendes, comentou sobre a importância do evento para reforçar o caráter universitário do hospital, já que “a finalidade do HU não se restringe a atenção à saúde, mas também à formação e especialização de profissionais, além de ser campo para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e extensão”.

As atividades também podem ser acompanhadas por transmissões ao vivo disponibilizadas por meio do site da TV Caatinga.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Univasf