Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário ajuda a zerar fila de pacientes do DF com lesão na retina

Parceria

Hospital Universitário ajuda a zerar fila de pacientes do DF com lesão na retina

HUB atendeu 25 pacientes da Secretaria de Saúde (SES-DF) que aguardavam por tratamento

Brasília (DF) – Foram 25 pacientes atendidos pela equipe da oftalmologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh, na última sexta-feira, 23. Eles aguardavam na fila da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para iniciar ou dar continuidade ao tratamento com injeção intravítrea, aplicada dentro do olho para tratar uma lesão na mácula, parte central da retina. Uma parceria entre HUB e SES-DF permitiu zerar essa fila de espera.

Os pacientes com indicação para receber a injeção foram encaminhados no mesmo dia para o Centro Cirúrgico para a aplicação. Nesse primeiro momento, a medicação foi fornecida pela SES-DF. Mas os pacientes que precisarem de continuidade no tratamento serão atendidos no HUB, que está em fase final do processo de compra das injeções. 

“O serviço de oftalmologia do HUB tem muitas parcerias com a SES-DF. Essa é mais uma em benefício dos pacientes que aguardam por tratamento”, afirmou o chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do HUB, Júlio César Romanholo.

A injeção intravítrea é usada em três casos: degeneração macular relacionada à idade, que é a maior causa de cegueira em idosos, edema macular diabético e edema macular pós oclusão de veia central da retina. Até que o quadro seja estabilizado, são necessárias aplicações mensais, uma média de nove no primeiro ano. Quando o paciente está estável, o acompanhamento é feito a cada quatro meses e, se necessário, são indicadas novas injeções.

“São doenças crônicas, se o tratamento demorar as sequelas são maiores. Quanto mais precocemente iniciar ou dar continuidade ao tratamento, melhor será a visão final”, explicou a oftalmologista do HUB responsável pelo atendimento, Ana Paula Tupynambá. 

O aposentado de 59 anos José Peixoto descobriu a degeneração macular há dois anos. Fez seis aplicações pela Secretaria de Saúde e há um ano aguardava pela continuidade do tratamento. “Vim na maior felicidade do mundo. Acho que perder a visão é a pior coisa, tem época que minha visão quase acaba. Mas agora com certeza vai dar certo, tenho esperança”, contou ele.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB