Notícias Notícias

Voltar

Tecnologia auxilia tratamento do tabagismo no Hospital Walter Cantídio

Inovação

Tecnologia auxilia tratamento do tabagismo no Hospital Walter Cantídio

Aparelho semelhante a um bafômetro ajudará pacientes a parar de fumar

Fortaleza (CE) – O projeto Inspira Ação, realizado no Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) com pacientes que querem parar de fumar, acrescentou nova tecnologia à rotina de trabalho: o monoxímetro. Consiste em um aparelho semelhante a um bafômetro que analisa a proporção de monóxido de carbono (CO) no ar expirado do fumante. Além de averiguar a abstinência, essa testagem agrega informação ao processo de aconselhamento do fumante com vistas ao ato de parar de fumar. O HUWC é vinculado à Universidade Federal do Ceará e à Rede Ebserh.

Paulo Rodrigues, coordenador do projeto Inspira Ação, explica que uma maior presença de CO no organismo sinaliza maior dificuldade para oxigenação. Nesse contexto, o monoxímetro consegue medir a intensidade de exposição à fumaça de cigarro. “Estudos sugerem que agregar a medida do CO expirado na rotina de serviços de tratamento do tabagismo favorece o sucesso da tentativa de parar de fumar. A aquisição do equipamento potencializará não só a assistência aos pacientes como também as atividades de ensino e pesquisa sobre tabagismo”, acrescenta ele.

Participante do projeto, Marina Carla da Silva realizou o exame com monoxímetro sem dificuldade e já faz planos de vida nova. “A gente se sente acolhida aqui. Todos são atenciosos e nos ajudam a parar de fumar. Tenho fé de que logo largarei de vez este vício que só me faz mal”, diz. O aparelho começou a ser utilizado no projeto no último dia 16. Além do monoxímetro, o projeto Inspira Ação utiliza técnicas motivacionais, comportamentais e medicações, quando necessário, para ajudar pacientes a parar de fumar.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUWC-UFC faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo e, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A estatal, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUWC-UFC