Notícias Notícias

Voltar

Tanque criogênico do Huab possibilita economia significativa em gastos com oxigênio

Redução de despesas

Tanque criogênico do Huab possibilita economia significativa em gastos com oxigênio

Além da instalação, profissionais do hospital foram treinados para o manuseio do equipamento

Santa Cruz (RN) – O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, passou a utilizar um tanque criogênico, equipamento, que contém oxigênio liquefeito a -183°C. A instalação deste tanque representa uma economia significativa em relação ao que é pago no oxigênio gasoso. O custo do metro cúbico deste oxigênio a granel é de R$ 1,14 enquanto que no oxigênio gasoso é de R$ 4,85.

No último dia 14, foi realizado um treinamento sobre manuseio e segurança do tanque. Durante a instalação do equipamento e o treinamento, o Setor de Logística e Infraestrutura Hospitalar (SLIH) coordenou todo o processo, sendo acompanhado pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SSOST).

Como funciona

O oxigênio liquefeito dentro do tanque a -183°C vai para a tubulação que vai até o vaporizador (serpentina gigante), onde é aquecido e transforma-se em oxigênio gasoso, sendo distribuído para todo o hospital. 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huab-UFRN faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huab-UFRN