Notícias Notícias

Voltar

Serviço de Dermatologia da UFPA começa a funcionar no Barros Barreto

Inauguração

Serviço de Dermatologia da UFPA começa a funcionar no Barros Barreto

Atendimento é aberto, mas o paciente tem que ser referenciada por uma unidade de saúde

Belém (PA) – O Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) começou a funcionar regularmente nesta segunda-feira, 2, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado à Rede Ebserh. A inauguração do novo espaço aconteceu na última quinta-feira, 30. O atendimento é aberto ao público em geral, mas para isso a pessoa tem que ser referenciada por uma unidade de saúde próxima da sua residência.

Por questões estruturais, desde 1954 a Dermatologia da UFPA funcionava na Santa Casa de Misericórdia do Pará. Mas, com o passar dos anos, a instituição de ensino federal discutia a importância de alojá-la em prédio próprio. Para atender à equipe especializada, houve a adequação de um espaço do HUJBB e reorganização de integração do serviço à estrutura do hospital. O novo prédio da Dermatologia possui quatro consultórios, um laboratório de micologia, um laboratório de dermatopatologia e uma sala de pequenos procedimentos.

"Esse processo foi iniciado em 2012, com a proposta de instalação em um dos hospitais universitários, mas como não tínhamos naquele momento estrutura física para acolhê-la, somente hoje essa mudança foi concretizada", explicou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, Paulo Amorim, disse estar "muito satisfeito" com a presença dos dermatologistas no Barros Barreto, “A equipe terá todo o meu apoio necessário, acadêmico e administrativo, porque esse serviço de Dermatologia é da mais alta qualidade no Brasil", concluiu.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, o HUJBB-UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJBB-UFPA