Notícias Notícias

Voltar

HU-UFGD faz mutirão para reduzir espera por teste de audição em recém-nascidos

Teste da orelhinha

HU-UFGD faz mutirão para reduzir espera por teste de audição em recém-nascidos

Meta é atender aproximadamente 150 crianças em cerca de duas semanas

Dourados (MS) – Um teste simples, realizado preferencialmente no primeiro mês de vida, que pode garantir acompanhamento adequado e tratamento correto, quando necessário. É o Teste da Orelhinha, nome popular para os chamados Testes Auditivos Neonatais (TAN), sendo um deles o exame denominado “Emissões Otoacústicas Evocadas”, que é gratuito e obrigatório, por lei, em todas as maternidades e hospitais que atendem partos e nascimentos.

Para reduzir fila de espera por esse exame e, consequentemente, o tempo de espera pela realização do exame, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), unidade vinculada à Rede Ebserh HU-UFGD, realiza, de hoje (3) até o dia 13 de abril, um mutirão que visa atender pelo menos 150 crianças que estão aguardando os TAN.

O trabalho está sendo realizado pela Unidade Multiprofissional em conjunto com a Unidade de Regulação Assistencial por duas fonoaudiólogas, que assistem as crianças já cadastradas para agendamento. “A intenção é que consigamos reduzir essa demanda reprimida e estabelecer um ritmo de agendamentos que permita atender com menos tempo de espera”, explica a chefe da Unidade Multiprofissional do HU-UFGD, Raquel Souza.

Os testes, que antes eram feitos logo após o nascimento, ainda com o bebê internado, passam agora a ser agendados para a consulta de retorno no ambulatório, para quando a criança já tenha pelo menos 10 dias de vida, que é a época mais indicada para realização do exame. Com essa medida, e após o mutirão para redução da fila de espera, a intenção é estabelecer um fluxo de trabalho que permita suprir a necessidade, eliminando a demora no atendimento.

Atualmente, a média mensal é de aproximadamente 300 nascimentos na maternidade do HU-UFGD, e a fila de espera chega a 360 crianças. O hospital é referência em partos de alto risco para 33 municípios da macrorregião e tem a única maternidade que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Dourados.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD