Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh participam de seminário sobre obstetrícia e neonatologia

Nordeste

Hospitais da Rede Ebserh participam de seminário sobre obstetrícia e neonatologia

Atividade do projeto Apice On discutiu boas práticas para o atendimento ao parto, nascimento, abortamento e à mulher em situação de violência

Recife (PE) – Desde o início desta semana, profissionais de oito hospitais da Rede Ebserh na região Nordeste do país participam da 2ª edição do Seminário Macrorregional do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), na capital pernambucana. Eles se juntaram a representantes de outros hospitais de ensino, de associações e de federações do ramo da saúde, visando a qualificação de profissionais atuantes no âmbito da obstetrícia e neonatologia.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Apice On busca propor iniciativas para disseminar e implementar na rede pública boas práticas relacionadas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

O projeto envolve diretamente cerca de 1.000 profissionais e chega à segunda rodada de seminários macrorregionais propondo o compartilhamento de experiências, desafios e conquistas obtidas durante os meses de trabalho. O encontro aproxima também as equipes dos hospitais aderidos, possibilitando o reconhecimento de práticas e o panorama da região.

Participam do seminário: Hospital Universitário Ana Bezerra e Maternidade Escola Januário Cicco, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão; Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará; Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas; Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia; Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Apice ON

O projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON) tem o objetivo de qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. O projeto envolve 94 hospitais em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo 23 vinculados à Rede Ebserh.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN