Notícias Notícias

Voltar

Campanha sobre consumo consciente é iniciada no Hospital Universitário de Salvador

Sustentabilidade

Campanha sobre consumo consciente é iniciada no Hospital Universitário de Salvador

Ação visa orientar funcionários para que adotem comportamento mais fiscalizador e econômico

Salvador (BA) – Você sabia que para produzir uma tonelada de papel são necessárias aproximadamente 12 árvores, 540 litros de água e muita energia? E que uma torneira pingando desperdiça quase 1,5 mil litros por mês?  Já parou para pensar no quanto estamos consumindo da natureza diariamente e em como isso impacta diretamente no nosso bolso?

Pensando no valor social e econômico dessa conta, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Rede Ebserh, HUPES lança esta semana o “Hupes SUStentável”, uma campanha educativa que visa orientar todos os funcionários para que adotem um comportamento mais fiscalizador e econômico, em relação aos bens institucionais pelos quais são responsáveis.

As peças elaboradas buscam chamar a atenção para pequenos hábitos cotidianos que tanto maximizam o aproveitamento de recursos disponíveis, reduzem gastos, previnem desperdícios quanto colaboram com o meio ambiente, tendo impacto não somente para funcionários, pacientes e acompanhantes, como também para toda a sociedade.

A campanha  

A campanha estará em vigor durante todo o ano de 2018 com a mudança de tema a cada dois meses, tratando da economia e consumo consciente do papel, energia elétrica, água e descartáveis. A partir da próxima semana tem início o primeiro tema que recomenda: “Imprima somente o necessário. A natureza agradece”.

Como primeira iniciativa para redução do consumo de papel, o Hupes adotou a opção padrão de impressão em frente verso. A partir do dia 9 de baril, todas as impressoras da instituição estarão com essa configuração. Além disso, durante os próximos três meses serão divulgados números de consumo no Hupes, curiosidades e dicas sobre como economizar.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Com informações do Hupes-UFBA