Notícias Notícias

Voltar

Centro de Epilepsias é inaugurado no Hospital Gaffrée e Guinle

Atendimento multidisciplinar

Centro de Epilepsias é inaugurado no Hospital Gaffrée e Guinle

Espaço permitirá diagnóstico preciso de pacientes com transtornos neurológicos

Rio de Janeiro (RJ) – A epilepsia é um transtorno neurológico que causa uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro e atinge cerca de 2% da população brasileira. Como as crises assustam, esses distúrbios vêm acompanhados de preconceito e estigma social, resultando em procedimentos inadequados que impossibilitam uma boa qualidade de vida para estas pessoas. Pensando nisso, nesta quinta-feira, 5, foi inaugurado o Centro de Epilepsias do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), unidade hospitalar vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e à Rede Ebserh.

O Centro de Epilepsias é formado por uma equipe multidisciplinar composta por neurofisiologistas, geneticistas, técnicos de enfermagem, neurocirurgiões e imunologistas, o que permite a realização de painéis genéticos do distúrbio, metodologia praticada por poucos centros brasileiros. Além disso, contém um aparelho de vídeo eletroencefalograma (EEG), que faz o monitoramento de pacientes com difícil controle no tratamento.

“Os pacientes são pessoas que tomam remédio e mesmo assim têm crise. Esse exame especial possibilitará uma supervisão da epilepsia. Na rede pública do estado, este procedimento só é oferecido em duas unidades de saúde. Seremos o terceiro centro de controle avançado da doença”, explicou Fernando Ferry, superintendente do HUGG.

“Casos medicados são associados a uma recuperação muito boa. Quase 90% dos pacientes podem ficar livres de crises continuando o acompanhamento. Além disso, por meio do EEG, poderemos identificar transtornos que começam com crise convulsiva mas não são epilépticos, diagnosticando e encaminhando corretamente o paciente”, informou a chefe do Programa de Epilepsias, Soniza Vieira.

O espaço, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Neurologia, foi financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUGG-Unirio é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUGG-Unirio