Notícias Notícias

Voltar

Aquisição de novos equipamentos otimiza atendimento aos usuários no HDT-UFT

Tecnologia

Aquisição de novos equipamentos otimiza atendimento aos usuários no HDT-UFT

Dentre os aparelhos estão respirador mecânico, sistema fechado de aspiração, monitor multiparâmetro e outros

Araguaína (TO) – A aquisição de equipamentos modernos com a tecnologia de ponta, e a instrumentalização dos profissionais para o manuseio efetivo desses novos itens visa ao atendimento mais seguro, qualificado e humanizado aos usuários do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT). A unidade de saúde vinculada à Rede Ebserh é especializada no tratamento de doenças infectocontagiosas e parasitárias e é o primeiro hospital universitário do estado.

Durante o mês de março até início de abril, a equipe assistencial participou de capacitações para o manuseio dos novos aparelhos que já estão inseridos no cuidado aos pacientes, tais como: respirador mecânico, sistema fechado de aspiração, bomba de infusão, bisturis, desfibriladores e monitor multiparâmetro.

O objetivo dos cursos foi também de identificar pequenos problemas que podem acontecer no funcionamento dos equipamentos que os próprio colaboradores possam resolver sem ter que chamar a assistência técnica.

Capacitações

O fisioterapeuta Rossine Alves, instrutor do sistema fechado de aspiração, explicou que ao utilizar esse aparato, dispensa a necessidade de desconectar o paciente que está em uso de via aérea artificial. “É um risco a menos, ele fica mais seguro porque não vai interromper o oxigênio durante o procedimento de aspiração. O custo benefício é ótimo a longo prazo, é uma mudança de visão organizacional, melhoria da gestão, otimiza o custo e minimiza o risco ao usuário”, comentou.

A consultora de terapia, Luciana Oliveira, foi responsável por capacitar os profissionais para o uso adequado da bomba de infusão. “Esse equipamento controla a medicação que vai para o paciente. É extremamente importante para que ele receba uma terapia adequada de acordo com o que for solicitado pelo médico”, disse.

Conforme esclareceu Ricardo Minikovski, especialista designado para passar os princípios básicos de funcionamento do respirador mecânico, a função deste item é dar suporte ventilatório, respiração para o paciente quando ele alguma patologia, que o impede de respirar espontaneamente.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT