Notícias Notícias

Voltar

Novo equipamento do HU-UFPI auxilia na reabilitação de pacientes internados na UTI

Fisioterapia

Novo equipamento do HU-UFPI auxilia na reabilitação de pacientes internados na UTI

Cicloergômetro aumenta a força muscular, melhora a mobilidade e a capacidade funcional do usuário

Teresina (PI) – Pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) poderão realizar exercícios de ganho de força muscular e melhora da função cardiopulmonar. A Unidade de Reabilitação do hospital vinculado à Rede Ebserh adquiriu um cicloergômetro, aparelho motorizado e computadorizado utilizado em fisioterapia e reabilitação.

“O HU-UFPI é o único hospital universitário do país a possuir este aparelho. Ele irá incrementar o protocolo de mobilização precoce nos pacientes críticos e facilitará a intervenção nos pacientes em coma, que não tem atividade motora ativa, minimizando os efeitos negativos decorrentes da imobilidade no leito", relatou Laís Santos, coordenadora técnica da Fisioterapia da UTI do HU-UFPI.

O novo aparelho foi apresentado aos funcionários da UTI na última semana, ocasião em que receberam treinamento sobre sua utilização, ministrado por representantes do fabricante. O cicloergômetro pode ser usado em treinamentos e ativos, ativo-assistidos e passivos – quando o paciente não tem força para realizar o movimento. Ele possui ainda sensibilidade para espasmos musculares. “Detectado um espasmo, os motores param imediatamente e invertem o ciclo para promover relaxamento da musculatura”, diz Mauro Bokel, diretor da empresa fornecedora do equipamento.

Além da melhora da mobilidade e da redução de espasmos, a mobilização precoce desenvolvida por meio do cicloergômetrico traz inúmeros benefícios ao paciente como facilitação no desmame da ventilação mecânica e redução no tempo de permanência na UTI, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas, que retornam mais rapidamente a atividades normais, bem como melhora a autoestima e o bem-estar.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFPI