Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Ebserh no Centro-Oeste participam de seminário do Projeto Apice On

Melhores práticas

Hospitais da Ebserh no Centro-Oeste participam de seminário do Projeto Apice On

Profissionais levaram experiências de sucesso e boas práticas na área de obstetrícia e neonatologia

Campo Grande (MS) – Profissionais de cinco hospitais universitários da Rede Ebserh participaram, na última semana, do 2º Seminário Macrorregional do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceOn). Eles se juntaram a outros seis hospitais universitários e de ensino da região Centro-Oeste, que reuniu aproximadamente 100 participantes. 

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Apice On busca propor iniciativas para disseminar e implementar na rede pública boas práticas relacionadas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

A Rede Ebserh contou com a presença do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), do Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) e do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

Dentre os casos positivos apresentados destacaram-se o alojamento da mãe nutriz do HUB, o Protocolo de Anestesia no Parto, capacitação de profissionais na colocação de DIU, a implantação de protocolos de abortamento e violência sexual, dentre outros. “Foi muito rica e importante a participação. Houve a oportunidade de apresentarmos nossos diferenciais e conhecer as experiências de outros hospitais, que temos interesse de desenvolver”, explicou Alaíde Castro, gerente de Atenção à Saúde do HUB.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora-geral do ApiceOn, Maria Esther Vilela, e outras autoridades. 

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB e Apice On