Notícias Notícias

Voltar

Mutirão nacional de cirurgias pediátricas terá a participação do hospital da UFTM

Ação nacional

Mutirão nacional de cirurgias pediátricas terá a participação do hospital da UFTM

Foram agendadas 21 cirurgias de hérnia dos tipos inguinal e umbilical para o dia 5 de maio

Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vinculado à Rede Ebserh, agendou 21 cirurgias de hérnia dos tipos inguinal e umbilical para o dia 5 de maio. Foram selecionados pacientes entre três e 13 anos de idade, de Uberaba e região, que já aguardavam pelos procedimentos.

A ação faz parte do 12º Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, coordenado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica. Até o momento, 18 serviços de saúde, em nove estados e no Distrito Federal, já aderiram a esta edição - primeira com a participação do HC-UFTM.

“Como a média de cirurgias pediátricas na instituição é em torno de três eletivas por semana, o mutirão vai reduzir o tempo de espera consideravelmente”, avalia José Humberto de Oliveira, coordenador do Núcleo de Controle e Acompanhamento de Procedimentos Eletivos do HC.

As internações acontecem no próprio dia 5, a partir das 6h30. Uma sala de espera será montada para acolher as crianças antes da cirurgia, com atividades lúdicas e distribuição de um “certificado de coragem”. Também será servido café da manhã aos pais e acompanhantes. 

Para atender à estrutura demandada pela iniciativa, o hospital reservou quatro salas de cirurgia exclusivamente para o mutirão, além de equipe assistencial com quatro médicos, quatro residentes e aproximadamente 30 profissionais de enfermagem.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM